Em reconhecimento aos 12 anos de episcopado em Criciúma e Região, uma Moção de Aplauso foi aprovada por unanimidade para o Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach na Sessão do Legislativo de Criciúma, nesta terça-feira (16). A homenagem foi de autoria do vereador Paulo Ferrarezi (MDB).

O Bispo Dom Jacinto é natural de Bom Princípio (RS), foi ordenado sacerdote em 1988 e um ano depois iniciou suas atividades como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio em Estrela (RS). Após ser professor e diretor espiritual no Seminário Maior de Viamão, foi vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na mesma cidade.

Em 2003, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar de Porto Alegre, um ano depois foi ordenado bispo em sua cidade natal. Após a nomeação do Papa Bento XVI em 2009, passou a ser o novo bispo da Diocese de Criciúma.

Nesses dez anos houve muitas contribuições de Dom Jacinto para a Igreja Diocesana da cidade, dentre elas estão: criação de cinco novas paróquias, ordenação de 16 padres, construção e inauguração do Santuário Sagrado Coração Misericordioso em Içara, construção e inauguração da nova sede Cúria Diocesana.

Colaboração: Manuela Silva / Assessoria de Comunicação