Representando Santa Catarina na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a urussanguense Vanessa Lopes considerou os cinco dias de encontro proveitosos. Conforme Vanessa, o evento contou com a participação de mais de 5 mil pessoas de todo o Brasil. “A cultura brasileira estava lá em toda a sua diversidade”, destacou. “É por a gente estar podendo, democraticamente, discutir a cultura que a gente quer fazer para o nosso Brasil, de a gente opinar”, acrescentou Vanessa sobre o principal ganho da conferência.

Vanessa explicou que as discussões aconteceram com a divisão dos participantes em eixos temáticos. “São discussões amplas, que a gente tem que pensar em termo de Brasil mesmo, de como é que a gente fomenta, como é que a gente distribui a nossa cultura, como é que a gente carimba a nossa participação no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil enquanto economia criativa também”, comentou.

Em entrevista, Vanessa também salientou que teve o privilégio de participar da conferência nacional através das movimentações que aconteceram também em Urussanga. “Eu saí como eleita da nossa primeira Conferência Municipal de Cultura, que foi a primeira que aconteceu aqui no município, em setembro do ano passado”, relembrou. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. Entenda mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

A nível nacional, a conferência tratou de diversos assuntos que também irão atingir os municípios, como Urussanga. “A gente é a ponta, a gente precisa entender que a cultura, que a vida das pessoas, ela não acontece lá em Brasília, ela acontece nas cidades. É aqui em Urussanga que a gente tem que fazer as nossas raízes, fincar as nossas raízes para poder brotar, crescer, frutificar”, destacou.

Vanessa está desenvolvendo uma apresentação que será mostrada aos fazedores de cultura de Urussanga. A apresentação do material, que contará com os principais pontos debatidos na conferência nacional, acontecerá durante a próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura. As reuniões acontecem em todas as primeiras terças-feiras do mês, às 8 horas, na sala de reuniões da prefeitura.