As salas de vacinação de Criciúma já estão preparadas para receber o grupo prioritário da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O município recebeu 6.190 imunizantes para iniciar a aplicação em crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). Para a vacinação, não precisa de agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), apenas levar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira etapa encerra no dia 10 de maio e a campanha segue até o dia 9 de julho.

Os profissionais da saúde também estão previstos nesta etapa, mas devido à continuidade da aplicação das vacinas contra a Covid-19, os trabalhadores serão imunizados nas próximas semanas. “Entre os dois imunizantes, é necessário um intervalo de 14 dias. Neste momento, a vacinação contra a Covid é prioridade nos profissionais de saúde e nas pessoas idosas. Os idosos estão programados para a segunda etapa da campanha”, explicou a técnica de enfermagem do setor de Imunização de Criciúma, Kelly Barp Zanette. Nesta primeira fase, Criciúma precisa imunizar 15 mil crianças, 2.046 gestantes e 336 puérperas.

Horário estendido e Dia ‘D’

Nas duas primeiras semanas de vacinação, a secretaria optou por duas estratégias. Na quarta-feira (14), as unidades de saúde estarão com o horário estendido exclusivamente para vacinar contra a influenza, das 15h às 21h. Já no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, os postos com salas de vacinação farão o dia ‘D’, funcionado das 8 às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Confira as etapas de vacinação para os grupos prioritários:

Primeira etapa (a partir de 12 de abril)

  • Crianças de 6 meses a menores de seis anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (a partir de 11 de maio)

  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Professores.

Terceira etapa (a partir do dia 9 de junho)

  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso;
  • Trabalhadores Portuários;
  • Forças de Segurança e Salvamento;
  • Forças Armadas;
  • Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
  • População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Colaboração: Ana de Mattia / Decom