Urussanga irá receber nesta quarta-feira, dia 12, pela segunda vez, os rondonistas do Projeto Rondon. Em 2012, o grupo já esteve na cidade realizando trabalhos voluntários nas mais diversas áreas. O Projeto Rondon foi criado em 1966 junto ao governo federal e tem como principal objetivo inserir o acadêmico na sociedade, conhecendo as mais diversas áreas e atuando em realidades diversas. Em Santa Catarina, o projeto é realizado em parceria com a UDESC.
A Operação Caminhos do Sul, que será realizada no Estado, contará com atividades do dia 12 a 22 de julho, sendo o primeiro dia para ambientação, o segundo para a abertura das atividades e o último para encerramento. “Iremos receber 15 rondonistas das mais diferentes áreas. Nenhum deles se conhece e irão desenvolver o trabalho em conjunto, criando esta integração. Eles ficarão instalados no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira e desenvolverão todas estas atividades de forma gratuita”, enaltece o diretor administrativo da Diretoria de Educação de Urussanga, Victor Novarezi.
Os acadêmicos que participam do projeto são identificados com um colete laranja. “Montamos um cronograma de atividades em conjunto com os diretores das escolas e outras pessoas do município. Serão desenvolvidas atividades nas áreas de meio ambiente, saúde, cultura, direitos humanos e justiça, esporte, lazer, e principalmente na educação”, garante o diretor de esportes de Urussanga, Thiago Mutini.
Os estudantes serão recepcionados neste dia 12de julho, em Laguna, às 14h e logo após o evento se deslocam para Urussanga onde serão recepcionados pelo Prefeito Gustavo Cancellier e o vice-prefeito, Décio Silva. No dia 13 de julho, as atividades dos rondonistas iniciam no período da manhã nas escolas Zilda Darella, Barão do Rio Branco e Vincenzo De Villa.
Saiba mais:
Criado em 2010, o Núcleo Extensionista Rondon (NER – UDESC), uma das principais ações de extensão da UDESC, vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional, buscando-se, assim, a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão no âmbito da UDESC, reforçando a missão da universidade diante a realidade social.
O NER já promoveu 12 grandes operações, com cerca de nove mil atividades, 2370 mil extensionistas e 280,000 mil pessoas atendidas em 119 municípios catarinenses, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina. Nas operações, são realizadas atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
Colaboração: Jéssica Pereira / Governo de Urussanga