A Saúde de Urussanga está nos preparativos para o Dia D da vacinação contra a gripe, que acontece neste sábado, dia 13. Das 8h às 17h, todas as unidades básicas de saúde estarão vacinando as pessoas dos grupos prioritários, sem fechar ao meio-dia. De acordo com a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato, além da vacina contra a gripe, os postos de saúde também terão imunizantes contra outras doenças, como a da Covid-19 e tétano. “Esse dia é especialmente para quem não pode ir na unidade durante a semana, ou aquele idoso que precisa que algum filho, algum familiar leve”, destaca Ingrid sobre a importância do Dia D.

Para a vacina contra a gripe, os grupos prioritários são os idosos, gestantes, puérperas, crianças até 6 anos, trabalhadores da saúde, professoras, pessoas com comorbidades e outros. Conforme Ingrid, a vacina contra a gripe protege de três cepas do vírus. “Agora a gente entrou no outono, começa muito as doenças respiratórias, tanto em crianças como em idosos. Então é importante estar realizando essa vacina”, explica. “A gente está com um percentual bem baixo de busca pela vacina, tanto de idoso como criança, e a gente sabe que os hospitais da região que atendem crianças, até em rede privada, eles já estão tendo um aumento e, às vezes, uma grande demanda de crianças com doenças respiratórias”, acrescenta a secretária.

O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. A secretária Ingrid também comentou sobre outros temas, como a situação da dengue em Urussanga, cirurgias de média e alta complexidade e zera fila. Ouça mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

A secretária Ingrid ainda salienta que é possível realizar mais de uma vacina em um dia. “Quem está com o calendário atrasado, às vezes acontece até de fazer cinco, quatro vacinas”, comenta. “Leve o seu cartão de vacina até a unidade, as meninas, as vacinadoras, as enfermeiras, as técnicas, toda a equipe vai estar lá para ver qual a vacina que está em falta”, frisa. Ingrid também reforça que a vacinação contra a gripe nos grupos prioritários se estenderá até o dia 31 de maio, após esse prazo a vacinação poderá ser feita nas demais pessoas. Além do Dia D, todas as unidades de saúde de Urussanga estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.