A Secretaria de Saúde de Urussanga irá promover a 8ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira, dia 22. O evento é promovido juntamente com o Conselho Municipal de Saúde. O evento irá iniciar a partir das 13 horas, no Centro Pastoral da Igreja Matriz, no centro. A conferência é aberta para toda a população. O objetivo do encontro é promover o dialogo entre o governo e a sociedade, para análise da situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional, além da construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os moradores, colaboradores e interessados são convidados a participar da conferência. De acordo com a secretária de Saúde, Ingrid Zanelatto, será possível construir propostas que garantem o direito à saúde para toda a população. “É nesse espaço de debate que poderemos expor opiniões e ideias para serviço tão essencial na vida de todos”, destaca. O assunto foi abordado em entrevista com Ingrid no programa Comando Marconi. Ouça mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

Além do debate de ideias, o evento contará com duas palestras: da doutora Juliana Milioli, da Casa Guido; e com José Otávio Feltrin, que abordará o tema oficial do evento, que é: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. No encontro serão eleitos quatro delegados, que representarão Urussanga na conferência macrorregional.

Etapas da conferência

As Conferências Municipais estão sendo realizadas em todo o Brasil, como uma etapa da 17º Conferência Nacional de Saúde. Além de debater ideias e metas para o próprio município, os participantes elegem delegados e elencam propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional do evento. “É uma forma de todas as regiões do estado e do Brasil serem ouvidas. Sabemos que as necessidades da nossa região, muitas vezes são distintas de outras regiões e estados, e por isso essa construção de ideias é importante. Levantamos as necessidades daqui, que são levadas por representantes para todo o estado, e depois para o Governo Federal”, explica a secretária Ingrid.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

Confira também:

Surto da síndrome mão-pé-boca é registrado nas creches de Urussanga

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa