A campanha de vacinação contra a gripe ainda vai continuar em Urussanga. O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, dia 31, o término da campanha, orientando que os estados e municípios ampliem o calendário de ações enquanto durarem os estoques. Assim, o Governo de Santa Catarina comunicou a prorrogação da campanha até o dia 30 de junho. De acordo com a secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanellato, o município seguirá as recomendações. Ingrid ressalta que, do público prioritário da vacina, que são idosos e crianças, apenas 41% recebeu o imunizante. A vacina está liberada para todos a cima dos seis meses de idade.

Conforme Ingrid, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde. Quem precisa se vacinar em outro horário, por conta do trabalho ou de outros compromissos, pode entrar em contato com o posto de saúde para saber quais dias haverá atendimento especial, com horário das 17h às 20h. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com a secretária Ingrid. Ouça na íntegra:

 

Ingrid ainda fez um alerta sobre a importância de se vacinar contra a gripe. Além de evitar casos graves, a secretária ressaltou que não há leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sul do estado, tanto infantil como adulto. “Se precisar vai ter que ir para o Oeste”, destaca.

Ações da Secretaria de Saúde

Em entrevista, a secretária comentou sobre a atuação da equipe de saúde durante o 17° Ritorno Alle Origini. Durante os três dias de festa, um pronto atendimento foi montado dentro do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Além de atendimento médico, também foram disponibilizadas vacinas, entre elas a da gripe. Ingrid afirmou que muitas pessoas se vacinaram no local, principalmente idosos e crianças.

Além disso, Ingrid comentou que a Secretaria de Saúde estará presente durante os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) que serão realizados do dia 8 ao dia 11, em Urussanga. LEIA MAIS.