O projeto sobre a elaboração de diretrizes de preservação para o patrimônio edificado e a paisagem da Praça Anita Garibaldi foi contemplado no Concurso Público do Governo de Santa Catarina, o prêmio “Elisabete Anderle”. De acordo com o edital, a proposta consiste na construção de subsídios legais/urbanísticos e na elaboração de instrumentos para acompanhamento e gestão dos patrimônios protegidos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Ao todo, Urussanga possui 18 imóveis tombados ao redor da praça central.

O trabalho é desenvolvido por Virginia Gomes de Luca, Aline Figueiredo e João Paulo Schwerz. A iniciativa foi proposta por Virginia, que está no ramo da arquitetura e urbanismo há 20 anos e por ter ampla experiência com patrimônio edificado da imigração italiana. “Principalmente por conta da Praça Anita Garibaldi ter o maior núcleo tombado de características da imigração italiana no estado de Santa Catarina”, explicou a profissional.

“Construção de parâmetros de regras de ocupação urbana e arquitetônica para esse entorno dos imóveis da praça”, disse Virginia sobre o objetivo principal desse estudo realizado nos patrimônios históricos de Urussanga. “A gente gostaria muito que o patrimônio fosse visto não só como vetor de desenvolvimento, mas que fosse possível mostrar para a população, para os moradores, visitantes e proprietários que é possível uma cidade se modernizar, crescer, verticalizar, mas também proteger o patrimônio edificado. Uma coisa não exclui a outra”, completou.

Para a atuação nos projetos, Virginia afirma que serão utilizados o manual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que determina estudos técnicos nas escalas urbanas e arquitetônicas. A cartilha também prevê uma série de regras normativas que estabelecem sobre a área estudada específica. “A gente não vai propor a restauração delas, mas a gente vai propor as regras que vão facilitar a gestão da prefeitura e da FCC”, esclarece Virginia.

Confira a entrevista realizada no programa Ponto de Encontro sobre o estudo que será desenvolvido na Praça Anita Garibaldi:

 

Acompanhe mais informações sobre o projeto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Ilustração apresentada pelo trabalho “O patrimônio arquitetônico do centro histórico de Urussanga” desenvolvida por Virginia Gomes de Luca e Alina Gonçalves Santiago