O início da imunização contra a Covid-19, em Urussanga, foi na terça-feira (19) quando os profissionais do Centro de Triagem receberam a primeira dose. A aplicação da vacina teve sequência ontem (20) e, ainda, hoje para os profissionais da linha de frente do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Anteriormente, documento do estado indicava o recebimento de 114 doses, mas no dia da entrega foram encaminhadas ao município 126 frascos do imunizante. Segundo a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato, ainda abaixo do necessário, mas em quantidade de atender uma demanda um pouco maior de profissionais da saúde de Urussanga. “Já atendemos os trabalhadores de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e demais especialistas que atendem também do centro de reabilitação pós Covid”.

Além disso, Ingrid destaca que com a quantidade recebida também foi possível vacinar as equipes das unidades básicas de saúde, “incluindo serviços gerais e motoristas. O Estado já nos informou que a segunda dose, que deve ser aplicada 21 dias após a primeira, já está no almoxarifado e deve ser distribuída aos municípios na primeira semana de fevereiro para que seja feita a imunização completa desta etapa de vacinação”.

A técnica de enfermagem, Edneia Acácio, profissional da vigilância epidemiológica de Urussanga, foi a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no município, na terça-feira (19).

Colaboração: Alexandra Cavaler / Assessoria de Comunicação