O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga está sendo comandado pelo vice-prefeito Renato Bez Fontana. Em entrevista para a Rádio Marconi, o diretor da autarquia ressaltou que está na fase de diagnóstico e percorrendo as comunidades para saber como estão as Estações de Tratamento de Água (ETA). “A ETA principal, nós temos que trabalhar num plano, e isso vai ser a nossa meta para frente: um plano de segurança das águas para Urussanga. Todas as nossas captações têm problemas, todas. Estão assim, com material que já está defasado, que precisa reformular bombas, que precisa refazer a rede”, mencionou Bez Fontana.

Para o diretor, existem alguns desafios que precisam ser superados. “Nós temos uma causa trabalhista de mais de quatrocentos mil reais, temos mais de um milhão e duzentos mil reais para pagar de um acidente com o veículo do Samae, que aconteceu em Florianópolis, tudo estourando agora, e ainda a necessidade de fazer investimentos. Nós vamos trabalhar num plano de segurança das águas para Urussanga, algo de curto, médio e longo prazo, porque temos a cidade crescendo, novos loteamentos acontecendo, a demanda de água é crescente, e sabemos que precisamos trabalhar em um futuro não muito longínquo. A nossa ETA principal, que é a estação de tratamento das águas, está num limite, e a cidade cresce com novos loteamentos”, frisou Renato.

Limpeza nas Estações de Tratamento de Água (ETA)

Ainda segundo o diretor, um trabalho de manutenção dos reservatórios de água está sendo realizado com um cronograma mais frequente de limpeza e desinfecção na estação de tratamento de água (ETA) principal e nas demais unidades do município.

Segundo Renato, a iniciativa busca garantir a qualidade do abastecimento e a segurança dos consumidores. “O que nós estamos fazendo aqui, e haveremos de continuar durante toda a gestão, é manter nossos reservatórios de água dentro de um padrão técnico de qualidade. Queremos levar água de qualidade para todos os nossos consumidores”, explicou o diretor.

A adoção de limpezas periódicas faz parte de um planejamento para manter os tanques em pleno funcionamento. “Pensar em termos de qualidade da água significa manter em dia o processo de limpeza, desinfecção e retirada de lodo. O tratamento visa tirar da água tudo o que não deve chegar à torneira do consumidor”, detalha.

O processo de tratamento passa pela aplicação de cloro, flúor e sulfato de alumínio, entre outros produtos necessários para precipitar sólidos e eliminar impurezas. “Para manter tudo funcionando bem, a limpeza regular é fundamental”, informou Renato.

O vice-prefeito e diretor do Samae de Urussanga, Renato Bez Fontana, participou de entrevista no Comando Marconi e falou das ações a serem implementadas no Samae. Confira:

 

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa Prefeitura de Urussanga