O Ginásio Centenário de Urussanga passou por uma reforma que iniciou no mês de maio, com a troca do antigo telhado, instalação de um letreiro 3D e aquisição de um placar eletrônico. Na última semana, a Prefeitura de Urussanga liberou a realização de uma segunda etapa de reforma, visando a necessidade do atendimento das normas preventivas contra incêndio e melhoria na parte interna e externa do local.

A reforma é oriunda de uma emenda do Deputado João Amim (PP), além de ser empregado os recursos próprios da prefeitura. A obra vai ser executada pelas empresas Estruturar Construção Civil e Prosud Estruturas Metálicas e Construção Civil. Esta segunda etapa terá início no dia 8 de setembro, com o prazo contratual para a conclusão de três meses.

Serão instalados novos guarda-corpos e corrimãos nas duas arquibancadas do ginásio, já que a atual estrutura de proteção não está de acordo com as normas vigentes de segurança. Outra mudança será na fachada sul, local em que estão situados os tijolos vazados e que geram problemas em dias de chuva e vento, fazendo com que a quadra ficasse molhada. Para evitar este problema, os antigos tijolos vazados serão substituídos por tijolos com inclinação de 45 graus.

Com exigência do Corpo de Bombeiros, as quatro portas de acesso ao ginásio, que são feitas de madeira, darão lugar as novas produzidas em alumínio com pintura eletrostática. O ginásio também terá revitalização da pintura interna e externa, com a substituição do revestimento da fachada frontal, que faz alusão ao centenário da cidade com os cachos de uva. Vale ressaltar que as peças retiradas farão parte de um quadro, relembrando assim o marco importante para o município.

Voltando para a parte interna, tanto a quadra quanto a grade de proteção serão revitalizadas. Outra novidade é a instalação de acentos individuais nas arquibancadas, proporcionando mais conforto para os usuários, e a troca da parte elétrica com a instalação de refletores em led na iluminação da quadra e parte externa do ambiente. O valor total que será investido é de aproximadamente R$ 280 mil.

Da redação / Rafael Niero