Por conta dos fortes ventos e chuvas das últimas horas, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar atendeu pelo menos cinco ocorrências na Região Carbonífera. Urussanga registrou ocorrências de queda de árvores devido aos fortes ventos das últimas horas.

O caso mais grave ocorreu no bairro Bom Jesus, onde uma árvore foi arrancada, ficando escorada na parede de uma casa. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Emerson Scrins, o Gaúcho, a árvore caiu na casa por volta das 6 horas desta quinta-feira, dia 13. “A sorte do morador que a árvore estava próxima, então ela não teve a energia para cair com o peso dela, então ela se escorou na parede da casa”, explicou. Conforme Gaúcho, a Coopercocal irá disponibilizar um caminhão muck para que a equipe faça a retirada da árvore do local.

Pelo menos uma ocorrência foi registrada nas cidades de Cocal do Sul, Criciúma, Içara e Turvo. O Corpo de Bombeiros informa que a viatura 4×4 foi deslocada para Siderópolis e está de prontidão para ocorrências no município de Treviso.

Nos outros municípios, entre Urussanga e Passo de Torres, o acompanhamento de rios e locais de maior vulnerabilidade está sendo realizado em conjunto com a Defesa Civil. Os chamados de emergência devem ser feitos exclusivamente pelo 193.