A urticária é uma lesão na pele que se parecem com vergões mais avermelhados e que causam muita coceira. As lesões podem aparecer em qualquer região do corpo e geram muito incômodo. De acordo com a médica alergista, doutora Luana Souza Oliveira, em alguns casos, a urticária é associada a inchaços, principalmente na região do rosto. “Ela pode ser desencadeada por vários alérgenos, que é o que dá a alergia: desde o alimento, medicação, algum agente irritante, picada de inseto, que pode ser só uma picada no local que fez só uma reação, mas pode também fazer uma urticária por todo o corpo”, explica a doutora Luana.

Existe a urticária aguda, que permanece no corpo por até seis semanas, e a urticária crônica, na qual permanece por mais de seis semanas. “Mas a maioria é aguda, a gente faz a medicação, tratamento e ela resolve, principalmente quando a gente tira o que for o desencadeante, o que ocasionou a urticária”, esclarece a especialista da Clínica Croce. Quando o tipo for crônico, o tratamento é realizado a base de antialérgicos. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista para o programa Ponto de Encontro. Ouça mais:

 

Caso a pessoa apresente urticária, o recomendado é buscar atendimento médico. Um clínico geral pode indicar um especialista para tratar a doença. Conforme Luana, um dermatologista também pode ser consultado, mas o ideal é que um alergista verifique a situação da urticária. O alergista que fará a investigação e verificará qual o tipo de problema, além do tratamento necessário.

Sobre a Clínica Croce 

Formada por especialistas da USP e UNIFESP, desde 1973 a Clínica Croce oferece diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Endocrinologia, além de atuar também nas áreas de Vacinas e Infusões de Medicamentos.