A forma de viajar em todo o mundo foi impactada de diferentes modos pela atual pandemia. A implantação de protocolos sanitários, os cuidados com a higiene, o distanciamento social e a preferência por locais ao ar livre são alguns dos aspectos modificados. Esta nova realidade é propícia para lugares que oferecem um turismo consciente e de experiências singulares e exclusivas.

É o caso do período de colheita da uva em Santa Catarina, enaltecido no Sul do Estado com a realização anual da Vindima Goethe no mês de janeiro, na cidade de Urussanga, com cerca de 20 mil habitantes. A 13ª edição desta celebração acontece neste ano entre os dias 9 e 24 de janeiro.

Para acolher os visitantes, atividades em meio à natureza e nos empreendimentos turísticos foram readaptadas. Ações como visitas às vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo seguem os cuidados e protocolos sanitários devido à pandemia. Por este motivo, o agendamento feito sob reserva é a principal orientação.

Raros, típicos e únicos descrevem os produtos encontrados nesta região com Indicação de Procedência denominada Vales da Uva Goethe. O território torna-se um roteiro enoturístico que proporciona ao visitante um encontro, envolvimento e encantamento com a identidade cultural. Reviver tradições como, por exemplo, colheita e pisa das uvas, e apreciar os potenciais enogastronômicos e turísticos serão alguns dos atrativos desta edição.

De Mato Grosso do Sul, a família Mendonça está a passeio no Sul do Estado. Conhecer os produtos feitos com esta rara variedade de uva foi uma grata surpresa para pais e filho. O atendimento na vinícola restrito a, no máximo, quatro pessoas por vez, o distanciamento e a retirada de máscaras apenas durante a degustação são novas medidas adotadas durante a pandemia.

“Não conhecíamos estes vinhos. Ficamos surpreendidos positivamente pela qualidade da Goethe. É excepcional. Estamos visitando nossa filha em Criciúma e percebemos que o turismo por aqui é consciente e qualificado. Os visitantes vêm para Urussanga e região, locais mais tranquilos, a procura de cultura, vinho e gastronomia”, afirma o turista Ademir Mendonça.

GASTRONOMIA & MÚSICA

A rara variedade de uva resulta em vinhos brancos, frisantes e espumantes que são harmonizados com a gastronomia, contemplando desde alimentos com sabores especiais locais a pratos contemporâneos. Um circuito gastronômico oferece aos visitantes experiências peculiares. Restaurantes, cafeterias, padarias, pub’s, lanchonetes, entre outros empreendimentos, elaboraram pratos exclusivos e harmonizações para surpreender os consumidores.

Outra novidade desta edição será a 1ª Mostra de Música Erudita em homenagem a um dos maiores tenores brasileiros, o urussanguense Aldo Baldin (in memoriam). A soprano Kalinka Damiani, também natural de Urussanga, acompanhada de piano e do Quinteto Persch, conduzirá a apresentação que acontecerá no dia 16 de janeiro, às 20 horas, na Vigna Mazon, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

SAIBA MAIS

Os detalhes da programação e as novidades da 13ª Vindima Goethe podem ser conferidos pelas mídias redes sociais: @valesdauvagoethe. A 13ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a iniciativa privada representada pela Governança de Turismo de Urussanga.

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

PROGRAMAÇÃO (mediante reservas antecipadas)

VIGNA MAZON (de 9 a 30/01)
Contato: (48) 3465-1500 | 99921-9616
Endereço: Rodovia Genésio Mazon, km 20,5 – bairro São Pedro – Urussanga/SC
Redes sociais: @vignamazonoficial 
Segunda a sexta-feira
Colha e pague: experiência de colher uvas diretamente nos parreirais.
Café da manhã sob o vinhedo: mesa com produtos especiais.
Piquenique no parreiral: ambiente preparado sob a parreira com toalhas, almofadas e bandejas de comidas e bebidas.
Sábados e domingos
Pacote Vindima: experiências de visitar os parreirais e realizar a colheita dos frutos, pisa das uvas, almoço típico italiano com buffet de entradas, pratos principais e sobremesas.
Degustação orientada: percorrer o caminho feito pela uva até sua transformação em vinhos (vinhedos, processo produtivo, Vales da Uva Goethe), degustação de 4 a 6 rótulos de vinhos, frisante e espumantes, harmonizando com produtos típicos do terroir.
Sunset: final de tarde em frente aos parreirais com boa música e comidas de boteco, tendo como destaque carnes nobres assadas na parrilla.

 

CASA DEL NONNO – VITIVINÍCOLA URUSSANGA

Contato: (48) 3465-1693 | 99916-2204
Endereço: Rua Olivio Gealdini Mariot, 79 – Centro – Urussanga/SC
Redes sociais: @casadelnonno
Atendimento no varejo: degustação de vinhos (de 2ª a 6ª feira – 8h30min ao meio dia, 13h30min às 18h | Sábados: 8h30min ao meio dia e das 14h às 17h | Domingos: 9h ao meio dia).
Visitas guiadas: tour pela vinícola e degustação de 4 vinhos/espumantes acompanhada de petiscos, para grupos de no máximo 6 pessoas (de 2ª a 6ª feira – das 10h às 15h | Sábados: 14h30min).
Tasting: tour pela vinícola e experiência sensorial de harmonização com 4 vinhos/espumantes harmonizados com tipos de queijos (Sábados: 10h30min).

VINÍCOLA VINHOS TREVISOL 

Contato: (48) 3465-2813 | 99612-9936
Endereço: Estrada Geral Rio Caeté – Rua da Cantina (próxima a igreja da comunidade) – bairro Rio Caeté – Urussanga/SC
Redes sociais: @vinhostrevisol
Vino e Sapore: Degustação harmonizada que encanta o paladar com os sabores locais. Receitas tradicionais, passadas de geração em geração, além da seleção de frutas da estação buscam extrair o máximo de experiências e sensações. (De terça-feira a domingo: das 8h ao meio dia e das 13h às 17h).

 

VINÍCOLA DE NONI

Contato: (48) 3465-3744 | 99937-7502
Endereço: Rodovia Genésio Mazon, km 5 – bairro São Pedro – Urussanga/SC
Redes sociais: @denonivinhos
Da uva ao vinho (23/01): Acompanhe o esmagamento das uvas e o processo de fabricação do vinho. Aproveite e faça a experiência de resgate, vivenciada pelos antepassados, de esmagar as uvas com os próprios pés neste cenário localizado nos Vales da Uva Goethe.
Atendimento no varejo: Degustação de vinhos (Segunda-feira a sábado: 8h ao meio dia e das 13h às 18h | Domingos: 10h às 15h).

CIRCUITO GASTRONÔMICO

Segunda a segunda
Pub Hotel Urussanga: harmonização de vinho Goethe com tábua de frios.
Restaurante e Pousada Imigração (mediante reserva, das 14 às 17 horas): degustação de vinhos coloniais, visita ao parreiral e casa histórica feita de pedra, bem como exposição e venda de produtos artesanais locais.
Piatto D’Oro: almoço com buffet à italiana com receitas de tradição familiar há 50 anos e jantar a la carte.
Terça-feira a domingo
Stone Pub: harmonização de vinho Goethe com hambúrgueres e tábua de frios à italiana, além de drinques feitos com espumante.
Espetinhos do Chefe: mesas ao ar livre, opções de carnes e para vegetarianos, com destaque para a novidade do caprese com molho pesto.
Quarta-feira a domingo
Pizzeria Cappo Del Mondo: ambiente característico italiano e menu de pizzas e massas artesanais.
Sábados e domingos
Vigna Mazon: harmonização de vinho Goethe com pastin, polenta brustolata, entre outros.
Domingos
Fatto Per Me Caffè: café colonial com variedade de produtos caseiros.

 

Colaboração: Eliana Maccari / Assessoria de Comunicação