Quatro urussanguenses participarão do Ironman Brasil, o maior circuito de triathlon da América Latina, em Florianópolis. No dia 29 de maio, os atletas enfrentarão um percurso de 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros andando de bicicleta e mais 42 quilômetros de corrida, em sequência. O triatleta Lucas Rotta é um dos urussanguenses que estará presente na prova. Lucas pratica esportes há mais de dez anos e desde então se prepara e busca se adaptar para as provas e suas distâncias.

O triatleta já participou duas vezes do Meio Ironman, em 2014 e 2017, com um percurso de 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros pedalando e mais 21 quilômetros de corrida. Rotta conta que há muitos triatletas profissionais que participam dessas competições para conquistar a premiação e o pódio. Além desses, há também muitos atletas apaixonados pela modalidade e que buscam vencer as limitações. No programa Ponto de Encontro, Lucas contou como tem sido a sua rotina de treinos, além das particularidades da modalidade e como foi o primeiro contato com o esporte. Confira na íntegra:

 

O urussanguense vem se preparando desde o mês de janeiro e conta com um planejamento específico para encarar a distância do torneio. O triatleta conta que treina todos os finais de semana, sendo que a cada treino as distâncias vão aumentando, até chegar na mesma distância da competição. Neste final de semana, por exemplo, Lucas aproveitou o tempo bom, pedalando 200 quilômetros e correndo mais 30.

Rotta também ressalta o compromisso que a pessoa deve ter para participar do Ironman, já que se trata de percursos longos, sendo necessário ter disciplina e treino, já que sem praticar a pessoa não consegue concluir a prova. Para participar desse tipo de competição a pessoa deve desembolsar aproximadamente US$ 800,00 (dólares) para se inscrever. Por isso que os participantes devem estar bem preparados para conseguir concluir todo o percurso.

A prova acontecerá no dia 29 de maio, em Florianópolis, e contará com a participação de atletas do mundo todo. A competição será transmitida por canais de esporte, como o SporTV e o canal Off. Além de Lucas, o programa Ponto de Encontro também abordará o assunto em entrevista com os outros três triatletas: Luiz Antônio Vieira, o Zizo; Fernando Farias, o Farinha; e o Ciro Damiani.