Em 1963 na cidade de Longarone, norte da Itália, estava para ser inaugurada a represa de Vajont. Essa era uma obra prima da engenharia mundial, a maior represa em dupla curvatura do mundo. No entanto, o que deveria ser um evento grandioso se transformou em tragédia apesar dos avisos oriundos da sabedoria popular e dos resultados de várias pesquisas, além de advertências da própria natureza.
Na noite do dia 9 de outubro de 1963, às 22h39min uma parte do Monte Toc, a face direta do lago formado pelas águas da represa, ou seja, 200 milhões de metros cúbicos de terra, caíram de uma só vez dentro do lago. O que aconteceu depois é indescritível: parte de Longarone, com suas construções e aproximadamente 2.000 habitantes, desapareceu, levada pela força da água.
Muito se fala, muito se conta a respeito desta tragédia que marcou a história italiana para não esquecermos nunca mais. O reflexo desse acontecimento sentiu-se também em Urussanga, pois muitas dessas famílias desaparecidas possuíam antepassados em comum com os nossos conterrâneos.

Para falar sobre o assunto, o Programa Ponto de Encontro desta quinta-feira (08), recebeu os urussanguenses, Gilson Fontanella, Narciso De Lorenzi Canever e Névton Bortolotto. Ouça a entrevista completa:
Informações: Associação Bellunesi de Urussanga