O município de Urussanga conta com uma tradicional comemoração no “Dia Internacional da Mulher”. O “Café da Anita” reúne todos os anos as mulheres da cidade para tomarem um café e compartilhar histórias. Neste ano, o evento não poderá ocorrer em razão da pandemia da Covid-19.

Rosa Miotello foi a idealizadora da iniciativa enquanto era vereadora em 1997. A vereadora levou, no dia 8 de março daquele ano, rosas para a câmara municipal, oferecendo às mulheres e para que os vereadores dessem para as mulheres da família. No começo, eram organizados cafés pequenos para comemorar o dia. Com a repercussão a cada ano do evento, a quantidade de mulheres aumentava, passando a ser realizado na Praça Anita Garibaldi, no centro da cidade de Urussanga.

“Esse sempre foi nosso intuito, trazer mulheres que representassem a nossa sociedade”, afirmou Rosa. De acordo com a idealizadora, todo ano era criado algum modo diferente de homenagear as mulheres. Neste ano, devido à pandemia, o café não pode ser realizado, no entanto, a Rádio Marconi preparou um especial neste dia das mulheres.

O Comando Marconi desta segunda-feira (8) teve a participação da Rosa Miotello. A urussanguense explicou um pouco mais da história do “Café da Anita”, as iniciativas e as atividades realizadas durante os anos.

Ouça a entrevista completa:

 

Da Redação