O Criciúma começou a temporada embalado. Quatro jogos e 100% de aproveitamento para o time do técnico Claudio Tencati, que não tem pressa para colocar Eder e os recém chegados em campo. Regularizado na última sexta-feira, 27, o volante Higor Meritão já está treinando com o elenco desde a pré-temporada. Apesar disso, o jogador passou por uma reavaliação nos últimos dias e deve ser relacionado apenas no próximo sábado, dia 3, quando o Criciúma recebe o Nação, pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense. Antes disso, o Tigre duela com o Marcílio Dias, quarta-feira, 31. 

“Ele (Meritão) fez as avaliações físicas, desde quando chegou, identificamos um déficit na parte física, um risco de lesão, então optamos em segurar e ele vai fazer esse caminho, então, provavelmente, sábado ele estará à disposição. Vamos ocupar a semana dele já pra fazer todo o processo, porque fez um reforço muscular mais intensivo, se preocupamos mais com a parte muscular dele, e agora nós vamos para essa fase seguinte”, explicou Tencati. 

Higor Meritão tem 29 anos de idade e chegou ao Criciúma por empréstimo. O volante pertence ao Pumas, do México. Miguel Trauco e Wilker Ángel, ambos já integrados ao elenco, ainda não estão regularizados por documentos pendentes. Ángel, por exemplo, viaja nesta semana para Brasília-DF, a fim de regularizar sua situação. Segundo Tencati, fisicamente os dois estão evoluindo. 

“Já estão num estágio físico até avançado, treinando com bola. É claro que o Angel também ficou. O último jogo dele foi para as eliminatórias no final de novembro e ficou esse período sem jogar. Está treinando, chegou bem fisicamente, mas aí tem um timing de ritmo de jogo e ritmo de trabalho junto com o elenco. Então ele vai ganhar isso aí. O Trauco, mesma coisa, fez a última temporada nos Estados Unidos, finalizou a temporada, depois com a convocação pela seleção e depois ficou em stand-by também. Por isso que a gente deu prioridade para a parte física”, declarou o treinador. 

Sobre o atacante Eder, o treinador afirmou que quer contar com o atacante para a temporada, e enquanto os jogadores que estão a disposição, continuem dando conta do recado, vai poupar o camisa 23. “O Eder fez o mesmo processo que o Meritão: equilíbrio muscular e fortalecimento. Vocês vão ver o Eder no campo (treinamento) a partir dessa semana, talvez alternando entre bola e físico, porque a gente está fazendo uns ajustes e a preparação física, fisiologia. O Eder, eu acredito que na outra quarta-feira ele já esteja à disposição. No segundo jogo em casa, que nós teremos sábado e quarta, né? Então, na outra quarta-feira, o Éder tem essa previsão”, finalizou. 

Para a partida diante do Marcílio Dias, na próxima quarta-feira, em Itajaí, o técnico Claudio Tencati deve repetir a mesma base do time titular da vitória sobre o Hercílio Luz. O treinador não conta com Baltazar Barcia, suspenso, e aguarda a situação do lateral-direito Jonathan, com uma entorse no joelho.