Em Criciúma, pacientes com sintomas respiratórios vão ser atendidos de forma mais ágil a partir dessa terça-feira (18). O TeleCovid volta a operar e será, agora, a porta de entrada no atendimento. “O objetivo é evitar aglomerações, dar agilidade no atendimento e ampliar consultas eletivas nas unidades”, explicou o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande.

O gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco reforça que, com a reativação do serviço, o primeiro atendimento para pacientes com sintomas gripais será de forma on-line. “O paciente entra em contato por WhatsApp, passa por um atendimento médico de forma virtual e recebe todos os encaminhamentos, desde receituário, afastamento e agendamento de teste de Covid-19”, destacou. Desta forma, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser procuradas apenas para atendimentos eletivos e para a realização de testes já agendados previamente.

O secretária Acélio participou de entrevista no Comando Marconi e explicou mais sobre como está a situação da Covid-19 em Criciúma. Ouça:

 

Pacientes sintomáticos

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que busque o atendimento por meio do TeleCovid, a partir da presença de sintomas gripais. Podem ser sinais de alerta:

  • febre;
  • tosse seca;
  • perda de olfato ou paladar;
  • cansaço excessivo;
  • Sobre o TeleCovid.

O teleatendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados e domingos, das 8h às 17h. O contato é feito por meio de mensagem no WhatsApp (48) 99154 6453. Na linha, uma equipe técnica formada por enfermeiros e médicos dará as orientações e possíveis encaminhamentos.

“É um conforto para a população, um atendimento remoto de qualidade e com profissionais capacitados. Por ser a distância, também colabora para a segurança sanitária em casos suspeitos”, completou o secretário.

Colaboração: Débora Correa / Decom