Desde 2021, as turmas do quinto ano da Escola Barão do Rio Branco desenvolvem um importante projeto social. É a campanha Tampinhas do Bem, no qual os alunos arrecadam tampinhas que são revertidas em ajuda financeira para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Urussanga. Neste ano, de acordo com a professora Simone Nogueira Feltrin, a meta é encher 20 galões de cinco litros, um galão por aluno. “Todos os dias a gente passa nas salas recolhendo as tampinhas e armazenando em galões. Aí, quando a gente chegar em 20 galões, a gente leva para a Apae”, destaca o aluno João Arthur Rodrigues.

Todos os tipos de tampinhas são recolhidas, desde refrigerantes, detergentes a embalagens de shampoo e outros cosméticos. O aluno Miguel Bonetti conta que a turma já foi até a Apae para conhecer a instituição. “Nós fomos muito bem recebidos, a diretora falou conosco o que eles faziam e o que era bom para o aprendizado deles também”, comenta. Na Apae, conforme os alunos, as tampinhas também são separadas em cores.

Por conta da campanha, a professora Simone destaca que a Escola Barão do Rio Branco é ponto de coleta. As pessoas interessadas em doarem as tampinhas podem procurar o colégio ou até mesmo a própria Apae. O assunto foi destaque em entrevista no Ponto de Encontro com a professora Simone, com os alunos João e Miguel, e com as alunas Isabela Godim Cittadin, Carolina Angulski de Souza e Mila Liberato Medeiros. Ouça: