Com a aproximação do verão, muitas pessoas começam a cuidar do corpo, mas dermatologistas reforçam sobre a prevenção do câncer de pele. Esta prevenção é ainda mais fundamental para os que moram no sul de Santa Catarina, por conta de haver muitas pessoas descendentes de europeus, e que, geralmente, possuem pele mais clara, tendo mais tendência ao câncer de pele. Conforme o dermatologista da Sul Brasil Segurança e Medicina do Trabalho, doutor Roberto Suaya Godinho, existem alguns sinais que servem de alerta para o câncer. Manchas que aparecem sem explicação e que ficam por muito tempo são motivos para ficar atento. O especialista diz que se caso a pessoa perceba essas feridas incuráveis é recomendado que haja consulta com um dermatologista o quanto antes.
Existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Godinho reforça que o histórico familiar pode influenciar no aparecimento do câncer de pele. A chance de uma pessoa desenvolver o câncer sendo que um familiar tem ou teve é maior do que uma pessoa que não possui nenhum histórico do caso. Além disso, geralmente, as feridas de um possível tumor desenvolvem em áreas expostas do corpo, como a cabeça, pescoço, braços e mãos. Mas os do tipos melanomas costumam ser diferente, isso porque pode aparecer manchas nos membros inferiores como coxa e perna e nas costas.
O dermatologista da Sul Brasil Segurança e Medicina do trabalho concedeu entrevista sobre o assunto ao Comando Marconi. Ouça na íntegra:
Parte 01
Parte 02
O uso do protetor solar é essencial. Conforme Godinho, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o produto seja renovado a cada duas horas. Porém, existe uma dificuldade de se manter esta rotina. Mesmo assim, o especialista então recomenda que a pessoa passe o protetor três vezes ao dia – de manhã cedo, ao meio dia e ao final da tarde – e ele reforça que isso não seria o ideal, porém é necessário a utilização do protetor, principalmente nas áreas expostas. Já relacionado ao tratamento do câncer, Godinho frisa que a maioria dos casos são curados quando diagnosticado precocemente e com o tratamento correto.
Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM



































