Alertar e conscientizar mais sobre a trombose. Este é o principal objetivo da terceira edição do evento “Sou + Saúde: Mexa-se contra a trombose”. Em uma noite especial, diversos especialistas estarão falando sobre a condição, sintomas e tratamento. Além disso, o evento contará com entrega de prêmios e coquetel. O Sou + Saúde acontecerá no dia 5 de outubro, no auditório do Centro Técnico da Coopercocal. O evento, idealizado pela angiologista Ana Paula Martins Nazário em parceria com outros especialistas, busca ressaltar a prevenção da saúde.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com a doutora Ana Nazário. Ouça mais e entenda:

 

Conforme Ana, o Dia Mundial da Trombose é lembrado no dia 13 de outubro. Em 2023, a data celebrada completa 10 anos de existência. Na próxima semana, no dia 16 de setembro, também é recordado o Dia Nacional do Combate a Trombose. “Assim como tem algumas campanhas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a trombose não pode ser só um dia, a gente tem que pensar nos sinais e sintomas sempre, não só para você se cuidar, mas orientar um familiar, um vizinho, a gente sempre tem alguém para trocar uma ideia e alertar também”, reforça a doutora.

Por conta da importância do tema, o Sou + Saúde destacará mais sobre a trombose. De acordo com a angiologista, o evento possui 100 vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e solidárias. Os interessados podem se inscrever diretamente na Clínica Scan, em Cocal do Sul, na Orto e Saúde e na Rádio Marconi, em Urussanga. Para se inscrever, é necessário doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Paraíso da Criança.

Trombose

A doutora Ana frisa que 30% das pessoas que têm trombose não apresentam sintomas. Por isso, é fundamental a conscientização sobre o tema, para que mais pessoas possam realizar o acompanhamento necessário. Além de comprometer um membro do corpo, seja o braço ou a perna, o problema pode afetar o pulmão, gerando a embolia pulmonar.

Um dos meios que auxilia na prevenção do problema é o uso das meias compressivas antitrombo. Conforme Ana, elas podem ser usadas em diversas situações do dia a dia, seja para uma viagem longa sentado ou no trabalho. Durante a entrevista, a doutora exemplificou o uso delas. Confira:

O que é um médico angiologista?

O especialista trata doenças circulatórias, tendo o objetivo maior na prevenção das complicações.