Marcado como o dia de orações e recordações, centenas de pessoas devem passar pelos cemitérios de Urussanga, no feriado de Finados, na próxima quarta-feira, dia 2. Esta semana está sendo marcada pela preparação e limpeza das capelas e túmulos. Dezenas de famílias já foram até o cemitério para lavar, arrumar e ornamentar o local de descanso dos seus entes queridos.

Danubia Feltrin Marques conta que a faxina no local é uma tradição. Foi a avó, que está sepultada no local, quem passou a importância da data para a neta. “Eu já vinha com a minha avó que sempre dizia quando estava na hora de vir limpar o túmulo, colocar florzinha, trocar a toalha, deixar tudo bonitinho. Através dela, virou tradição para minha mãe e eu”, explica a urussanguense, que além da avó, tem sepultados no Cemitério Municipal tios, avós e o pai. “É um pouco comovente, porque a gente lembra”, declara.

Para Rosimeire Bez Batti Cittadin limpar a capela onde estão o pai e a cunhada é um momento de paz. “É uma sensação boa de estar aqui limpando. Traz calma. Esta data é importante para relembrar das pessoas que se foram. Uma data bonita”, disse, citando também, o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1°.

Assim como elas, dezenas de pessoas ainda devem passar pelos cemitérios do município para os trabalhos de limpeza. No entanto, a população deve ficar atenta aos calendários locais. No Cemitério Municipal, a limpeza utilizando mangueiras pode ser feita até esta sexta-feira, dia 28. Já a limpeza usando apenas baldes e panos deve ser realizada até o domingo, dia 30. Na segunda, terça e quarta-feira, dias 31, 1° e 2, serão dias destinados somente para a visitação, conforme a programação definida.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa