Uma semana repleta de atividades, com doação coletiva e voluntária de sangue, blitz educativa e preventiva e o 16º Passeio Ciclístico da Integração. É dessa forma, por meio de ações que fazem parte da Operação Veraneio das Organizações de Segurança Pública e do calendário de atividades de verão do Balneário Rincão, que a Cruz Vermelha de Criciúma e a Equipe Multi-Institucional levantam importantes debates e reforçam relevantes alertas neste mês de janeiro.

Logo nessa segunda-feira, dia 22, a doação coletiva e voluntária de sangue reuniu integrantes da Equipe Multi-Institucional em uma importante e necessária ação, tendo em vista a diminuição de doadores no HEMOSC – Hemocentro de Criciúma, em um período crítico, em que historicamente aumenta a demanda pelos bancos de sangue.

Na ação, foram coletadas nove bolsas de sangue e agendadas mais doações para os próximos dias. “Reunimos integrantes de instituições que trabalham atendendo diversas ocorrências no dia a dia para esse momento de colaboração extra, humanitária e solidária, que vai além de suas atividades obrigatórias. Tudo para reforçar a importância da doação de sangue e o apelo para que a população também colabore e faça a sua parte”, ressalta o vice-presidente da Cruz Vermelha de Criciúma e coordenador da Equipe Multi-Institucional, Almir Fernandes de Souza. Ouça também:

 

Participaram da doação coletiva e voluntária de sangue, integrantes da Cruz Vermelha; Exército (28°GAC); Defesa Civil de Içara; Polícias Militar, Civil, Científica e Federal; Corpo de Bombeiros; OAB; DTT (Agentes de Trânsito) e Lan Ambulância.

Blitz educativa e preventiva

Já nesta quarta-feira, 24, as ações da semana seguem com a realização de uma blitz no perímetro urbano do Balneário Rincão. O objetivo da iniciativa é divulgar ações educativas e preventivas realizadas pelas instituições, como o Projeto Golfinhos do Corpo de Bombeiros Militar; o projeto de prevenção a acidentes aquáticos da Marinha do Brasil; o alerta das Polícias Militar e Rodoviária contra acidentes de trânsito; e o trabalho em alusão ao Janeiro Branco, abordando a prevenção a doenças mentais e ao suicídio.

“Durante a blitz educativa e preventiva, deverão ser distribuídos até 300 kits com mais detalhes sobre os alertas que queremos reforçar, incluindo pulseirinhas de identificação, que poderão ser usadas por crianças ou idosos nas praias, para evitar desaparecimentos”, completa o vice-presidente da Cruz Vermelha de Criciúma e coordenador da Equipe Multi-Institucional.

Passeio Ciclístico

Por fim, as atividades se encerram no sábado, 27, com a realização do 16º Passeio Ciclístico da Integração, a partir das 16h, também no Balneário Rincão. O evento, realizado pela Cruz Vermelha, Equipe Multi-Institucional e Prefeitura do Balneário Rincão, já é consolidado como o Maior Passeio Ciclístico das Praias do Sul e conta, ainda, com o reconhecimento da Federação Catarinense de Ciclismo.

Com o tema “Prevenir para Salvar + Vidas”, o passeio terá a Praça de Eventos da área central do município como ponto de saída e chegada, que seguirá um percurso pela Zona Norte, Centro e Zona Sul do município.

Interessados em participar dos sorteios de brindes e bicicletas no dia do passeio ciclístico deverão se inscrever, mediante contribuição de 1kg de alimento não perecível. Além disso, também haverá o recolhimento de alimentos nas residências e com veículos de apoio ao fim do percurso.

Colaboração: Francine Ferreira / Expressio Comunicação