A Semana do Meio Ambiente levará ações de conscientização e informação às comunidades do interior de Urussanga. Organizados pela Diretoria do Meio Ambiente (DMA), em parceria com a Polícia Ambiental e Secretaria de Agricultura, os encontros serão realizados em seis locais, entre os dias 5 e 14 de junho, a partir das 19h.

“Sabemos que a rede educacional leva para a sala de aula o tema com certa frequência, abordando a importância de preservar e conscientizando as crianças sobre o tema, mas notamos que muitas vezes, essa informação, principalmente no que diz respeito às leis e normas, não chegam com clareza até os nossos agricultores e produtores rurais, bem como às residências do nosso interior. Nossa intenção neste ano, é levar esses esclarecimentos”, explica o diretor do Meio Ambiente, Márcio Moreira.

O secretário de Agricultura, Luiz Carlos Cardoso (Nariz), técnicos do DMA e Polícia Ambiental estarão presentes na ação. “Nosso objetivo é ter uma conversa esclarecedora, para lembrar o que pode caracterizar crime ambiental conforme as leis brasileiras e orientar acerca do que pode e deve ser feito para que esses crimes não sejam cometidos. Nossa missão é orientar, para que não seja necessário punir”, esclarece o diretor.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com o diretor Márcio e com o secretário Luiz. Ouça mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Márcio lembra que sempre que houver dúvidas acerca de alguma ação, os moradores podem e devem procurar a sede do DMA, localizada na Praça da Bandeira, anexo a prefeitura.

Confira os locais que receberão as reuniões:

  • 05/06 – Salão de Festas Rio Caeté;
  • 06/06 – Salão de Festas Rio Molha;
  • 07/06 – Salão de Festas Armazém;
  • 13/06 – Salão de Festas São Pedro;
  • 14/06 – Salão de Festas Rio América.

Ecopontos para coleta de óleo de cozinha

Para descartar óleo de cozinha da forma correta, a prefeitura disponibiliza ecopontos para coleta do material. A iniciativa é da Secretaria de Educação e DMA, em parceria com a empresa Bio Oléo. Os ecopontos podem ser encontrados em todas as escolas municipais e na DMA.

Todo o óleo arrecadado, é utilizado posteriormente na fabricação de Biodiesel e vaselina, e segundo a empresa responsável, a garrafa pet usada para o transporte do resíduo, é higienizada e também encaminhada para o destino correto da reciclagem.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa