O novo Secretário de Agricultura de Urussanga, Genevaldo Cardoso, o Vardinho, foi anunciado como integrante da equipe de governo Stela Talamini e Renato Bez Fontana ainda em 2024. Em entrevista para o Comando Marconi, ele disse que, quando foi convidado para assumir a pasta, já se interessou em saber como estava o setor. “Já logo após, ali já em novembro, a gente começou a correr atrás, ver como é que funcionava, como é que não funcionava. Eu comecei a fazer as primeiras visitas, reuniões com o pessoal. Sentei com o Adefonso Baesso, no Sindicato Rural, trocamos umas ideias. O Adefonso recebeu a gente super bem lá, ele falou de a gente incentivar o agricultor, sobre o registro rural, que é o bloco de nota”, registrou o secretário.
Vardinho destacou ainda que houve conversas e alinhamentos junto aos representantes da Epagri em Urussanga, referentes a projetos de fruticultura. Conversas com representantes da Cidasc no município para buscar alternativas para amenizar os problemas de mortalidade de animais também já ocorreram, segundo o secretário.
O responsável pela pasta da agricultura de Urussanga pediu paciência aos agricultores neste início de mandato, até que haja a resolução dos problemas de maquinários que são disponibilizados pela prefeitura. “Eu tenho quase 80 horas de silagem no mesmo dia pra fazer. Nem que eu fizesse milagre, não tem o que eu fazer nessa data. A gente vai, claro, vai seguir o rito ali, mas vai dar uma atrasada. Vamos tentar, da melhor forma, atender todo mundo. Quero ver se não deixo ninguém pra trás, nenhum colono, porque eu também sou agricultor, eu planto, eu sei como é que é a dificuldade de perder, daqui a pouco, uma lavoura na roça. Então, a gente vai tentar fazer. Agora, até peço pra todo agricultor: a partir de agora, da data de fevereiro, a gente já fez um relatório lá, com todos os dias especificados, do dia primeiro ao dia trinta”, explicou Vardinho.
Também integra a equipe o Diretor de Agricultura de Urussanga, José Vicente Canonica, o Zebrinha. “Então, deixar assim o convite pro nosso colono, pra ele vir à nossa secretaria, que ele vai ser bem recebido. Dentro das nossas condições, ele vai ser atendido. No início, agora, a gente vai penar um pouquinho, mas, daqui a pouco, a gente vai entrar no eixo com o equipamento que está voltando das oficinas. Nós temos material humano bom e eu acho que acredito que a secretaria vai dar o resultado”, completou.
Confira estes e outros pontos abordados na entrevista com o Secretário de Agricultura de Urussanga, Genevaldo Cardoso, e o Diretor de Agricultura, José Vicente Canonica:
Da Redação