A Campanha Janeiro Branco tem foco na saúde mental das pessoas. Em Urussanga, a Secretaria de Saúde tem trabalhado para atendimentos que visam à conscientização da população. Em entrevista, o médico do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, doutor André Canto, pós-graduado em psiquiatria, deu informações a respeito da campanha e incentivou a todos a cuidarem da saúde mental, bem como a buscarem apoio, se necessário.
De acordo com o médico, o município de Urussanga vai realizar um dia especial em alusão ao Janeiro Branco, com atividades diversas, no dia 25, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do CAPS, no bairro da Estação, próximo ao Ginásio Centenário. “A gente vai ter uma série de atividades que estão sendo organizadas. Pela manhã, assim, a gente vai ter a atividade terapêutica. Então, a Secretaria Municipal de Saúde tem uma parceria com a Unesc, em que eles têm a ‘Quinta do Chá’, que é um plantio de plantas medicinais que eles fazem no chá e pesquisam sobre a capacidade de medicamento dessas plantas, né? E o CAPS está iniciando essa iniciativa, está fazendo essa iniciativa pros pacientes, que também cuidarem dessa plantação como forma de terapia ocupacional”, informou o médico.
Ainda segundo o doutor André, as famílias interessadas, os pacientes ou amigos de pacientes poderão participar das atividades do dia 25 de janeiro, sábado. “Todo mundo da comunidade que queira conhecer um pouquinho mais do CAPS, participar das palestras, não precisa ficar o dia inteiro, pode ir lá conhecer, ver as artes dos pacientes do CAPS que vão estar decorando todo o ambiente. Às vezes conhecer o local, trocar uma palavrinha, uma ideia com os outros funcionários ali do CAPS, desmistificar um pouco, perder um pouquinho de medo, tirar alguma dúvida, algo do tipo. Todos os convidados vão ter atividades ao longo de todo o dia”, completou.
Saiba mais a respeito da Campanha Janeiro Branco na entrevista com o doutor André Canto para o Comando Marconi:
Da Redação






































