A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo absorver o açúcar presente no leite, conhecido como lactase. De acordo com a biomédica do Laboratório Saúde Vital, Franciane De Costa Constante, os intolerantes não produzem a lactase, dessa forma, a lactose chega ao intestino de forma alterada. Essa alteração causa diversos sintomas, como dores na barriga e diarreia. A especialista ainda destaca que intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite. “A alergia ao leite é uma reação imunológica que o nosso corpo faz, produzindo anticorpos com uma mínima quantidade de leite ingerido. A lactose não”, reforça.

Franciane também explica que as consequências de ingerir a lactose vão variar conforme o grau de cada paciente. Há pessoas que ingerem poucas quantidades e já sentem de imediato os sintomas, enquanto há outras que conseguem ingerir maiores quantidades de alimentos com lactose. O assunto foi destaque durante entrevista no Ponto de Encontro. Ouça:

 

No Laboratório Saúde Vital, é possível realizar exames que indicam se a pessoa tem a intolerância. Conforme Franciane, há dois tipos de teste: o oral e o genético. No oral, o paciente realiza três coletas de sangue, uma por 12 horas em jejum, outra após 30 minutos de beber uma solução com lactose, e outra após uma hora. “É para a gente fazer uma curva para ver como é que essa lactose foi ou não absorvida pelo organismo”, explica. Já o teste genético identifica se a pessoa possui o gene que produz a lactase. É possível fazer o exame através da coleta de sangue ou da saliva. “Esse teste, normalmente, a gente indica para crianças, porque criança a gente sabe que é mais complicado para fazer coleta, que eles são mais resistentes, têm mais medo”, esclarece. Porém, ele também pode ser feito por outras pessoas.

Em Urussanga, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, a equipe atende das 7h às 12h. Siga o Laboratório Saúde Vital no Instagram e Facebook. Tire suas dúvidas e entre em contato no WhatsApp acessando aqui ou ligando no telefone (48) 3193-0103. Acesse também o site oficial do Laboratório Saúde Vital.