Muito se fala em vitamina D e na sua importância para a saúde. Seus principais benefícios são regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, além de desempenhar outras funções, relacionadas à imunidade e ao sistema digestório. Conforme a doutora Suelen Cittadin Jacintho, responsável técnica do Laboratório Saúde Vital de Urussanga, a vitamina D é imprescindível para manter o funcionamento saudável do organismo. “A vitamina D é conhecida por ser a vitamina do sol e pela saúde dos ossos, mas também possui outras diversas funções, como, por exemplo, ajuda no crescimento, na imunidade, no metabolismo, diversos órgãos do nosso corpo dependem dela para um bom funcionamento”, explica.

A melhor forma de obter vitamina D ainda é a exposição aos raios solares, mas com a alimentação adequada também é possível. “A vitamina D ela também pode ser adquirida através de suplementos ou da alimentação, mas 90% da nossa vitamina D vem adquirida do sol, por isso é importante realmente ter o contato com a exposição solar”, ressalta a doutora Suelen.

Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 10 minutos ao dia. “O ideal é de 10 a 15 minutinhos diários entre 10h e 14h, por conta do período de maior pico solar. Essa exposição ela deve ser cobrindo o rosto, passando protetor solar no rosto, botando chapéu, um boné para não prejudicar essa área do nosso rosto que é tão sensível”, salienta a especialista do Laboratório Saúde Vital. No entanto, a doutora Suelen reforça que a absorção da vitamina D pode diminuir pelo uso do protetor solar, pois o produto impede que a radiação atinja o corpo. “O protetor solar não pode ser passado no restante do corpo porque ele também inibe a produção de vitamina D. É ideal cobrir o rosto por ser uma área sensível, mas o restante do corpo deixar o mais descoberto possível”, frisa.

A doutora conta que muitas vezes as pessoas estão com baixos índices de vitamina D e não realizam a reposição da substância, justamente porque desconhecem que o uso de roupas longas ou coberturas para a cabeça podem restringir a exposição ao sol.  “Muitas pessoas também trabalham no sol e falam ‘Ah, eu devo ter a vitamina D boa porque eu trabalho o dia inteiro no sol, na roça’, por exemplo, mas aí vai ver a pessoa trabalha com chapéu, com blusa de manga comprida, calça, bota, então não tá tendo realmente essa exposição solar, só tá mesmo no calor, mas exposição solar não tá tendo, então não produz a vitamina D”, fala a doutora Suelen.

Doutora Suelen concedeu uma entrevista no Ponto de encontro e falou mais sobre a importância da Vitamina D para a saúde. Ouça:

 

Estações mais frias do ano podem diminuir a capacidade do corpo em produzir esse nutriente. “É muito importante trazer esse assunto agora porque nós passamos por um inverno bem rigoroso, bastante dias nublados e chuvosos. Então essa época agora é o momento para o pessoal conseguir repor a sua vitamina D. E a gente está percebendo mesmo que quem foi no final do ano fazer o seu check-up, grande parte com a vitamina D baixa. Então essa é uma época para você conseguir repor esta vitamina”.

A deficiência de vitamina D pode ter diversos efeitos no corpo. “Ela vai apresentar baixa imunidade, então pode ficar doente com frequência. Muito cansaço, dor no corpo, desânimo, perda de cabelo, de unha, e é por isso que eu gosto sempre de falar sobre a vitamina D. Algumas doenças são silenciosas, por exemplo, diabetes, colesterol, não vai ter um sintoma às vezes específico para você pensar ‘Opa, posso estar com diabetes, posso estar com colesterol alto’, e já vitamina D ela nos dá bastante sinais e sintomas, e quando você faz o exame realmente dá o resultado baixa vitamina. E você faz o tratamento adequado, você procura um médico que vai te auxiliar, que vai te dar a medicação correta para você tomar, ou então você vai se expor ao sol como a gente está explicando e a sua vitamina D aumenta, você realmente percebe uma melhora”, relata.

Em Urussanga, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, a equipe atende das 7h às 12h. Siga o Laboratório Saúde Vital no Instagram e Facebook. Tire suas dúvidas e entre em contato no WhatsApp acessando aqui ou ligando no telefone (48) 3193-0103. Acesse também o site oficial do Laboratório Saúde Vital.