O município de Cocal do Sul comemora mais um resultado positivo para a gestão municipal e, consequentemente aos Sul-Cocalenses.  Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde recebeu do Ministério da Saúde, a lista das equipes certificadas do 3º ciclo do programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e os valores que serão repassados por meio da certificação.

Das seis Unidades da Estratégia de Saúde da Família de Cocal do Sul, quatro receberam o quesito ótimo e duas, muito bom pelo Ministério da Saúde. Ou seja, todas obtiveram os melhores níveis de classificação, o que reflete a excelente qualidade dos serviços prestados.

Com o resultado positivo, Cocal do Sul irá receber do Ministério da Saúde o valor de R$ 68.031,50 a mais no repasse mensal. Na região da Amrec, Cocal é o município que mais vai receber os valores por unidade. Cinquenta por cento desse repasse será  destinado aos funcionários e os demais para a gestão utilizar com gastos e melhorias na Atenção Básica, conforme prevê a Lei.

A Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez enfatiza que no território nacional de 38.865 equipes participantes do programa, somente 937 equipes foram classificadas como desempenho ótimo.  “Estas notas revelam que o município está fazendo seu papel investindo na atenção básica. Ficamos imensamente felizes, pois elevamos muito as notas em relação à última avaliação, ou seja, passamos de uma avaliação ótima para quatro. E nesta avaliação conta ainda a satisfação do usuário, o que é muito importante. Esta administração Ademir e Aninha preza pela humanização do atendimento e qualidade dos serviços ofertados. A avaliação do Ministério da Saúde provou que estamos no caminho certo”, destaca.

A região da Amrec possui no total 109 unidades de Atenção Básica e Saúde Bucal. Nove delas foram consideradas regulares e três foram desclassificadas. “Nós parabenizamos todos os profissionais envolvidos. Esse é o resultado do bom trabalho prestado pelas equipes de saúde do município”, afirma Sinara.

O que é o PMAQ

O PMAQ-AB, criado em 2011, tem como objetivo incentivar os gestores a melhorarem a qualidade dos serviços oferecidos nas Unidades de Saúde por meio das equipes de atenção Básica. A meta é garantir um padrão de qualidade através de um conjunto de estratégias de qualificação e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Cocal do Sul recebeu os avaliadores em outubro de 2017 quando foi realizada uma análise de todos os profissionais que fazem parte das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde), da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, além de equipamentos, medicamentos e satisfação dos pacientes.

Para o prefeito, Ademir Magagnin essa avaliação é de suma importância para a população e para a estratégia municipal da saúde. “É uma satisfação saber que os serviços de saúde ofertados pelo Governo Municipal estão de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, e que mesmo diante dessa nota positiva, os esforços diários vão continuar para manter o padrão de qualidade e melhorar cada vez mais. Pois, quanto melhor o desempenho, mais incentivos a serem repassados para nossa cidade. Obrigado a todas as equipes que contribuem diariamente com os índices obtidos”, relata.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt