O Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) precisou ser acionado nesta segunda-feira (28).  A Central de Regulação fez um chamado para a transferência de uma paciente gestante de 39 anos. O helicóptero fez o transporte, da cidade de Araranguá até a maternidade de Lages.

A mulher com 33 semanas de gestação, que é diabética, estava com ruptura prematura de membranas há quatro dias e Oligodramnio severo. Devido a prematuridade da criança, precisou ser encaminhada para Lages, pela necessidade de um leito UTI neonatal.

O transporte de urgência levou 40 minutos até que a paciente estivesse aos cuidados da equipe médica da cidade serrana.

Primeiro atendimento

O primeiro atendimento realizado pelo Sarasul aconteceu em uma praia de Passo de Torres, quando o serviço foi acionado para socorrer um banhista que se afogou depois da colisão de duas moto aquáticas em alto mar, neste domingo (27). Os procedimentos pré- hospitalares foram feitos, porém o homem de 48 anos não resistiu e morreu.

Sobre o Sarasul

O Sarasul iniciou as suas operações recentemente, dia 21 de dezembro, para as três regiões do sul catarinense, atendendo 45 municípios e para mais de um milhão de pessoas.

Da Redação