Armazenar corretamente os produtos é fundamental para a saúde. Observar como eles estão organizados nas gavetas e prateleiras da geladeira é tão importante quanto estar atento ao prazo de validade.

De acordo com  a doutora em Engenharia de Alimentos, Miquele Lazarin Padula, após a compra, os alimentos refrigerados e congelados devem ser armazenados na geladeira ou freezer o mais rápido possível, e consumidos até a data de validade do produto.

A geladeira não deve ficar muito cheia de alimentos e as prateleiras não devem ser cobertas por panos ou toalhas, porque isso dificulta a circulação do ar frio. Nas prateleiras superiores armazene os alimentos preparados e prontos para consumo, nas prateleiras do meio os produtos pré-preparados e nas prateleiras inferiores, os alimentos crus.

Ouça a entrevista realizada na manhã de hoje (5), na Rádio Marconi:

 

Miquele Lazarin Padula

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Marília (2003), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Engenharia de Alimentos, também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos e coordenadora de Extensão da Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias – UNACET. Atualmente é docente na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria de alimentos, análises físico-químicas e informação nutricional. Também possui experiência na produção de biodiesel a partir de óleo de vegetal usado e outras matérias-primas de origem vegetal e animal tendo atuado nas áreas de P&D e Controle de Qualidade.