A Secretaria de Saúde de Urussanga informa que no sábado, dia 20, todas as Unidades de Saúde do município estarão atendendo das 8h às 13h. Serão realizadas as aplicações de vacinas de rotina para atualização do calendário vacinal, além de doses de proteção contra a Covid-19 e Influenza.

Para as vacinas de rotina, basta apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação, que a equipe estará conferindo se todas as imunizações estão em dia, e na falta de alguma vacina, estarão realizando a aplicação.

No caso dos imunizantes contra a Covid-19, todas as pessoas com 18 anos ou mais podem tomar a dose de reforço bivalente, desde que já tenham tomado ao menos duas doses da vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) contra a Covid-19, sendo que a última deve ter sido aplicada, no mínimo há quatro meses. Caso precise tomar as doses iniciais, estas também estarão disponíveis.

A vacina contra a gripe (Influenza) também será ofertada. A dose este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19, e já está liberada para toda a população com mais de seis meses de idade.

“Esperamos com esta ação aumentar ainda mais o número de imunizados, afinal, sabemos que muitas vezes, as pessoas não conseguem ir até a Unidade de Saúde no horário padrão de atendimento. Por isso a necessidade de horários especiais como este, que facilitam o acesso de todos”, explica a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Beatriz Rosseti.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa