Apesar dos estragos gerados na agricultura por conta das condições climáticas, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, avalia que 2023 deve encerrar com resultados positivos na área. Em entrevista, José destacou que as ocorrências de vendaval, granizo e enchentes registradas em várias regiões do estado causaram problemas sérios na agricultura, principalmente na produção de leite. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi, no qual José realizou um balanço das atividades no quadro Retrospectiva 2023. Ouça mais:
Por conta das condições climáticas, o presidente afirmou que várias discussões foram realizadas com o governo, tanto a nível estadual como federal, para auxiliar os agricultores atingidos. “O papel do governo é fazer por criar, incentivar e fortalecer políticas públicas para desenvolver o setor, independente de quem é o governo, e nós fizemos a nossa parte enquanto movimento sindical”, destacou Dresch.
Para finalizar o ano, a Fetaesc irá realizar a eleição da nova diretoria no próximo dia 13. Segundo o atual presidente, a eleição acontece com uma única chapa, representando 16 regionais, de 2024/2028.