O protagonista de todas as Festas do Vinho possui uma história diretamente ligada com o desenvolvimento de Urussanga. Há muitos anos a cidade é conhecida como a Terra do Vinho, seja por municípios vizinhos e até mesmo por outros estados. Por sua história, os vinhos urussanguenses, principalmente o da uva Goethe, têm sua importância ainda mais valorizada através das vinícolas da região. Para destacar ainda mais o vinho e sua história, o programa Comando Marconi está realizando um especial com as vinícolas integrantes da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). A primeira participação foi da Vigna Mazon. Ouça a entrevista com a proprietária Patrícia Mazon:

Parte 01

 

Parte 02

 

Patrícia contou que seu pai já percebia a característica de Urussanga como Terra do Vinho nas viagens que fazia. “Nos anos 70 ele era consultor de projetos agropecuários e viajava pelo Brasil. Todo lugar que ele ia dizia que tinha família em Urussanga e comentavam ‘ah, Urussanga, Terra do Vinho”. Ele ficou admirado porque ele ia no Pará, ia em Manaus, ele ia no Nordeste e era a Terra do Vinho. Aí ele já acendeu aquele luzinha da oportunidade”, comentou. Com o passar dos anos, junto com o vinho, a família Mazon percebeu uma outra oportunidade de empreendedorismo: o turismo. “O vinho pode ser um atrativo, mas a entrada do nosso recurso vai vir pela possibilidade da experiência, da pessoa vir na propriedade produtora de uvas e vinhos e da cultura italiana, e levar o vinho daqui. Então há 30 anos a gente está nessa caminhada”, acrescentou Patrícia.

Para Patrícia, as festas que Urussanga têm permitem que mais pessoas conheçam as peculiaridades do vinho. “O vinho é uma coisa muito interessante em termo de um produto brasileiro, ele traz a história de uma ocupação de um território que era indígena, aí traz toda a história da influência europeia na nossa ocupação e com isso houve o vinho fazendo parte desse contexto”, afirmou. “É muito importante para as vinícolas o Ritorno Alle Origini e a Festa do Vinho, porque são possibilidades de a gente colocar o nosso produto e mostrar para o urussanguense, para a região, mas também aquecendo com a ajuda das entidades a venda desses produtos”, destacou.

Ouça a entrevista também no Spotify:

21 ª Festa do Vinho 

A 21ª Festa do Vinho é uma realização da prefeitura de Urussanga, através da Comissão Central Organizadora (CCO). A festa acontece entre os dias 9 e 13 de agosto no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. São cinco dias de festa, que contarão com shows de artistas nacionais e regionais, além de gastronomia e atrações culturais.

Rádio Marconi, a rádio oficial da Festa do Vinho

A Rádio Marconi estará presente na Festa do Vinho em uma ampla cobertura especial diretamente do Estúdio Parque A Voz dos Vinhedos. Toda a cobertura será realizada na 99.9 FM e em transmissão ao vivo, em áudio e imagens, pelo Facebook e YouTube. A cobertura na Rádio Marconi é um oferecimento de:

Leia também:

Programação oficial da 21ª Festa do Vinho é divulgada; confira