Acelerar o processo de abertura de novas empresas e implementar políticas de desenvolvimento em Urussanga. Este é o objetivo do programa Cidade Empreendedora, que possui a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O lançamento oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23. O prefeito interino Jair Nandi (PSD) contou que o projeto vinha sendo estudado desde maio de 2021. Outros municípios da região também contam com o programa, como Tubarão e Morro da Fumaça.

Urussanga possui o quarto Produto Interno Bruto (PIB) da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). “A ideia é que esse programa traga ferramentas e elementos para que a cidade de Urussanga continue crescendo”, comentou. Nandi afirmou que o grande empreendedor possui estrutura para desenvolver o seu negócio, enquanto o pequeno e médio empreendedor encontra outras dificuldades. “O que nós queremos com essa equipe de profissionais é destravar, ou seja, eliminar aquelas barreiras que por vezes impedem o crescimento da cidade, impedem o desenvolvimento de um negócio”, completou.

O repórter Marco Búrigo esteve presente no ato de lançamento e conversou com o prefeito Jair sobre a importância do projeto. Ouça:

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Braz Cizeski, frisou que o projeto é uma ação necessário para o crescimento do município. O responsável pela pasta também afirmou que a prefeitura ainda estuda quem assumirá o comando da Sala do Empreendedor. A expectativa é que a sala seja inaugurada em um prazo de dois meses. O repórter Marco Búrigo também conversou com Cizeski sobre o lançamento do programa. Confira:

 

A analista do Sebrae, Juliana Ghizzo, afirmou que projeto busca desburocratizar os processos de abertura de empresas, além de desenvolver a gestão de empresas municipais. Nessa primeira etapa, Urussanga e o Sebrae planejam transformar a realidade do município através de iniciativas que criem um ambiente favorável aos pequenos negócios, como melhorias na infraestrutura, divulgação da cidade como destino turístico e a valorização do empreendedor local. Saiba mais:

 

Urussanga já é a 14ª cidade do Sul catarinense a participar do programa do Sebrae. Em sete anos de atuação na região, a iniciativa desburocratizou serviços, estimulou o empreendedorismo, sobretudo no ambiente escolar com o projeto Educação Empreendedora, e fortaleceu os pequenos negócios, com capacitações e consultorias através da Sala do Empreendedor.