A parceria firmada entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (Genint) da Unesc dá cada vez mais frutos. Recentemente o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), oferecido na região Sul de Santa Catarina de forma gratuita por meio do projeto conjunto, chegou à marca de 100 empresas nucleadas, ou seja, 100 empresas locais que têm ampliado a atuação internacional sob a orientação da iniciativa.

O assunto foi destaque no programa Ponto de Encontro. Na manhã desta quarta-feira (24), o Monitor do programa, Prof. Valdir Scarduelli Neto, e o sócio-diretor da empresa Celucon, Antônio Carlos Zanon, conversaram com o apresentador Jair De Ávila. Confira abaixo trechos da entrevista:

Parte 01

 

Parte 02

 

“É uma marca expressiva, levando-se em conta que atuamos em um raio de 100km a partir de Criciúma. São 100 empresas buscando qualificação, entendimento de processos internacionais e conhecimento do mercado externo para aplicar internamente e alcançar novos clientes. Das 100 empresas participantes, até o momento, 25 já exportaram, o que nos deixa muito felizes e certos de que o trabalho vem sendo feito de forma séria e com qualidade” afirma Scarduelli Neto.

Já Zanon, coloca a importância do programa no direcionamento da empresa para o mercado externo: “O PEIEX nos auxiliou muito na prospecção de mercado, estudando e avaliando em quais mercados nossos produtos teriam maior potencial de sucesso. Também foi de grande valia entender e estipular, juntamente com o PEIEX, uma limitação no faturamento para a exportação, de olho nas variações do dólar no Brasil”.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Mais informações sobre a atuação do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e as formas de participar podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net/peiex, no e-mail: peiex.criciuma@unesc.net, ou pelo telefone (48) 3431-4516. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) também é possível encontrar os perfis e acompanhar os trabalhos da equipe.

20210224 115917

A Celucon

A Empresa Celucon foi fundada no ano de 1998 e desde então, produz bloco de Concreto Celular Autoclavado (CCA), que permite aplicações nos mais variados segmentos da construção civil. Uma das principais características da empresa é a sua eficiência no controle de qualidade e em atender as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sustentabilidade

O Bloco CCA Celucon é sustentável devido à baixa energia necessária para sua fabricação. No processo de pré-cura, a massa do bloco passa por um processo de expansão, aumentando duas vezes mais o volume em relação ao processo inicial. O material considerado de terceira linha é triturado reutilizado no processo de fabricação de novos blocos. Além disso, o único rejeito químico é considerado 100% limpo. Este é liberado em forma de vapor e não agride o meio ambiente.

A Celucon está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.

Colaboração: Mayara Cardoso / Assessoria de Comunicação – Unesc