Nesta quinta-feira (16), os serventes escolares e estagiários da rede municipal de Criciúma passaram por uma capacitação sobre a ‘Garantia dos Direitos da Criança’. Ministrada pela conselheira tutelar, Sônia Souza, a capacitação foi em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa ocorreu no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação.

Além da conselheira, a capacitação teve os convidados Nelson Matheus Hubner Frederico, que é o Jovem Embaixador da Educação de Santa Catarina, e a ex-secretária de Educação, Roseli de Lucca. “Hoje temos um cenário completamente diferente dos séculos anteriores, segundo o ECA, dos 12 anos aos 18 anos é período da adolescência, enquanto, inferior aos 12 anos é criança. Com criação do ECA, trouxe a proteção integral, direitos fundamentais, registro civil, a educação pública, entre outros diretos às crianças e aos adolescentes. Os avanços foram muitos, as estatísticas mostram com o advindo do ECA, houve queda da mortalidade, aumento de matrículas, diminuição trabalho infantil e houve mais preparação quando o bebê está no ventre da mãe”, explicou a conselheira tutelar.

A rede municipal conta com 298 serventes e 650 estagiários. Os profissionais estão passando por uma série de formações durante este mês, que engloba como alimentação saudável, obesidade x Covid-19, assuntos educacionais, entre outros. “É um assunto importante e também para comemorar esta data tão importante para os direitos das crianças e dos adolescentes. Muitos têm dúvidas sobre o que é o ECA e quais são esses direitos, e a capacitação teve esse foco de ser esclarecedora nesse sentindo e uma troca de experiências entre os convidados e os profissionais da Educação”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma