Professores da Rede Municipal são recepcionados com teatro e palestra

Evento, no Rhóis, reuniu professores, diretores e agentes de serviços gerais

Foto: Comunicação Prefeitura de Içara
Cerca de 500 profissionais, entre professores, diretores e agentes de serviços gerais participaram na noite desta quarta-feira, dia 12, do evento de abertura do ano letivo 2020, no Rhóis Centro de Eventos, em Içara.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, este ano os trabalhos terão como tema “Plante uma árvore, colha os frutos do conhecimento”. A escolha do tema é pautada nos quatro pilares da educação para o século XXI, proposto pela Unesco.  São eles: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. “Vocês são os profissionais que estão com os pés fincados no solo, no chão da escola. Sejam bem vindos, agradecemos a presença de vocês, que exercem as mais diversas funções dentro da escola, todas elas importantíssimas. Desejamos que o ano de 2020 que seja abençoado. Com certeza a educação de Içara continuará sendo referência. Agradeço também a gestão do prefeito Murialdo e Sandro que tem esse olhar diferenciado da educação”, enfatizou Gerusa.
O prefeito Murialdo Canto Gastaldon também deu as boas vindas aos presentes e ressaltou que este ano a ansiedade é por conta da nota do Ideb. “Queremos manter Içara no excelente patamar de qualidade que já temos.  Eu confio no trabalho de vocês, e estou confiante que vamos ter indicadores muito positivos”, falou.
Gastaldon ainda ressaltou a importância da educação para a transformação da sociedade. “Eu acredito na educação, no processo pedagógico. Essa é a melhor maneira de se conquistar uma sociedade mais justa, a única maneira de desenvoler tolerância, socialização, desenvolver a compreensão, não tem outros espaços e meios. A educação é muito atacada atualmente no Brasil inteiro, sobretudo, aquela educação que provoca a reflexão, que são os questionamentos que mais queremos que as nossas crianças e professores façam. A resistência, a luta pela democracia, a forma crítica de se levar o ensino, a educação, são essenciais. Que tenhamos paciência e tolerância, para assegurarmos essa qualidade que temos em nosso Município”, discorreu o chefe do executivo.
“Educação é vocação. Para nossos alunos, todos vocês são fontes de inspiração. Muitas vezes os alunos passam mais tempo com vocês do que com os próprios pais. Temos que aproveitar o máximo de tempo que eles estão com nós. Quando a sala de aula não é algo atrativo, eles não estão de corpo e alma. Então a criatividade e o entusiasmo tem de ser uma constante”, pontuou o vice prefeito Sandro Giassi Serafin.
A noite contou com a apresentação da peça teatral,  “Para contar estrelas”, do grupo Cirandella, de Criciúma. O evento teve ainda uma palestra com Robson Luiz Rodrigues de Lima, com a temática “mestre: aquele que transforma o saber em espanto”, que abordou temáticas como inovação, tecnologias, as transformações do modelo escolar, além da gestão de pessoas e do sucesso que uma pedagogia criativa inovadora pode garantir nas escolas.
As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam na próxima segunda-feira, dia 17. São atendidos atualmente 3.275 alunos no Ensino Infantil, destes 933 estudam no período integral; no Ensino Fundamental atendemos 4.111, num total de 7.386 estudantes.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara/ Jornalista Tânia Giusti