Você sabia que uma em cada dez pessoas têm algum tipo de deficiência? Os dados são da Organização Mundial da Saúde, que revela também que 70% das deficiências poderiam ser prevenidas. É por isso que “prevenção” é a palavra chave da Campanha Agosto Laranja, promovida pelas APAEs de todo o Brasil.

Engajada na Campanha, a APAE de Cocal do Sul, organizou um cronograma especial para a Semana de Mobilização da Prevenção de Deficiências, que inicia nesta segunda-feira, dia 22, com uma ação na Praça da Igreja Matriz. “Estaremos junto dos alunos realizando panfletagem sobre o tema, além de atividades direcionadas como a ‘trilha da prevenção’. A trilha é um jogo criado pela APAE que trabalha de forma dinâmica e lúdica os cuidados fundamentais para a prevenção de deficiências”, explica a fisioterapeuta da APAE, Taíse Petronilho.

O evento iniciará às 9 horas, e uma equipe técnica estará no local tirando dúvidas e esclarecendo detalhes sobre o tema.

Outras atividades

A Semana da Prevenção de Deficiências, ocorre de 22 a 28 de agosto, mesma data em que se celebra a Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, que neste ano traz como tema “superar barreiras para garantir a inclusão”.

Para marcar a semana, além da ação junto à comunidade na segunda-feira, dia 22, no dia 24, quarta-feira, os alunos participarão da Missa da Saúde, na Igreja Matriz às 15h onde o Coral da APAE se apresenta durante a celebração.

Na quinta-feira, dia 25, uma entrevista na Rádio Cocal alertará sobre o tema às 8h. No mesmo dia, o Trenzinho da Alegria estará passeando pela cidade com os alunos da APAE.

Para fechar a semana, alguns alunos da instituição, estarão participando do  evento “Pernas Solidárias”, onde uma equipe estará presente, para tirar todas as dúvidas e conscientizar sobre a importância de prevenir.