A prefeitura de Urussanga está preparada com uma equipe de plantão para atender os moradores caso aconteça desalojamentos causados pela chuva. De acordo com o prefeito interino, Jair Nandi (PSD), as secretarias da Infraestrutura, Saúde, Educação, Social, Limpeza e Defesa Civil estão trabalhando em conjunto no município por conta das chuvas intensas que atingem o Sul do Estado. Há uma equipe de plantão em frente a prefeitura que atenderá as pessoas que precisam durante a noite desta terça, dia 3, e a madrugada de quarta-feira, dia 4.

Em entrevista, Nandi afirmou que a equipe monitora os rios Caeté e dos Americanos, onde foram realizadas ações preventivas nos últimos dias. A prefeitura está em alerta desde domingo, dia 1º. Até o momento foram registrados alguns pontos de alagamentos no município, nos bairros Palmeira Alta e Armázem, e ocorrências de deslizamentos, como na rua Alfredo Gazola (leia mais aqui). Além disso, há um ponto perto do Paraíso da Criança (apenas referência) que possui um pequeno indício de desmoronamento, porém o Corpo de Bombeiros Militar já monitora o local.

Ouça a entrevista completa com o prefeito Nandi para o plantão especial da Rádio Marconi:

 

O plantão está sendo transmitido ao vivo pelo Facebook. Acompanhe:

Na região do bairro Belvedere, perto da gruta, há um local de rocha em que existe uma pequena camada de material orgânico (vegetação) que pode causar deslizamentos. Também há na região algumas fissuras na parte lateral da estrada. O alerta continua ainda nesta quarta-feira, dia 4. Conforme Nandi, não há motivos ainda para se decretar estado de alerta no município, isso porque a prefeitura está equipada para atender as ocorrências.

A Secretaria de Saúde também está em plantão, com médicos e psicólogos disponíveis durante a noite, além de medicamentos e um ônibus caso seja necessário. A Assistência Social montou um abrigo no salão paroquial da Igreja Matriz, no centro do município. Conforme a secretária da pasta, Rosane De Brida Benedet, a estrutura está montada caso seja preciso, mas até o momento, felizmente, não foi necessário utilizar o local.

Municípios em alerta para enchentes e deslizamentos