A cidade de Urussanga se prepara para comemorar seus 146 anos de fundação com uma semana de atividades culturais, começando na segunda-feira, 20 de maio, e se estendendo até o domingo, dia 26, aniversário da cidade.

A abertura das festividades acontecerá no Centro Cultural do Parque Municipal, às 14h do dia 20, com a apresentação do áudio-livro da escritora e poeta Rita Padoin. A noite será marcada pela inauguração da Semana da Língua Italiana, evento que contará com a presença de Eduardo Bonetti, presidente do Comitato Degli Italiani All’Estere, e Karla Ribeiro, na Casa do Colono, também situada no Parque Municipal, às 19 horas.

As comemorações continuam na terça-feira, com uma sessão solene no Centro Comunitário da Igreja Matriz, onde o legislativo municipal fará a entrega de títulos honoríficos. Na quarta-feira, o foco se volta para as raízes indígenas de Urussanga, com a exibição do vídeo “Povo do Sol” e uma roda de conversa sobre o assunto, às 19h, na Casa do Colono.

Oportunidades do turismo será debatido na quinta-feira, às 19h, em uma “papopalestra” com o turismólogo, escritor e pesquisador Eusébio Pasini Toneto, destacando a importância do setor para o desenvolvimento da cidade. Na sexta-feira, a prefeitura homenageará os alunos vencedores do concurso de desenho “Imigração italiana: viemos de longe, somos todos daqui”, às 14h.

Ainda na sexta-feira, a Diretoria de Cultura promoverá uma audiência pública para discutir o Plano de Ação Aplicada de Recursos (PAAR) destinado à execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com a participação de membros das associações culturais locais.

O sábado promete ser um dia festivo na Praça da cidade, com uma agenda cheia de shows, gastronomia típica, exposições e atividades recreativas, incluindo jogos tradicionais como mora e bocha, além de um encontro de associações Ítalo-brasileiras.

As comemorações terminam no domingo, dia do aniversário de Urussanga, começando com a alvorada festiva e o repique dos sinos às 6h. Às 9h30, haverá uma homenagem no monumento do imigrante, na Praça Anita Garibaldi, seguida de uma missa especial, às 10 horas na Igreja Matriz, em honra aos 146 anos da cidade. Após a cerimônia, os participantes serão convidados a compartilhar um bolo comemorativo.

Colaboração: Vanessa Matiola / Prefeitura de Urussanga