Após demissões em massa, a prefeitura de Urussanga divulgou um comunicado sobre a situação. Segundo a nota, os desligamentos de servidores estão relacionados com corte de gastos, devido a redução significativa de arrecadação do município. De acordo com o comunicado, todas as secretarias municipais tiveram uma redução de 8% a 9% de colaboradores.

Procurado pela reportagem da Rádio Marconi, o chefe de gabinete, Thiago Mutini, afirmou que, no máximo, 55 funcionários foram demitidos. A quantidade exata de desligamentos deve ser divulgada na semana que vem. Segundo Mutini, o prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP) irá se reunir com os secretários para verificar sobre as mudanças que valerão a partir da semana que vem, com o início do novo mês. “Já começa com essa nova linha pra economizar”, disse Thiago. O chefe de gabinete ainda destacou que alguns colaboradores que iriam sair não irão mais ser desligados. A expectativa é que o prefeito se manifeste a partir da próxima semana.

Confira a fala de Thiago para o repórter Marco Búrigo:

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), Jucélia Vargas, está na prefeitura para conversar sobre o assunto com representantes. O objetivo é saber mais sobre a situação, quantos foram desligados, e os passos que deverão ser seguidos. Ouça mais:

 

Confira a nota divulgada pela prefeitura na íntegra:

COMUNICADO

A Administração Municipal de Urussanga, comunica a toda população que, em virtude da significativa redução da arrecadação do município, decorrente do momento econômico por que passa o país e da queda dos repasses governamentais, medidas de contenção e redução de despesas estão sendo adotadas, com o objetivo de preservar os serviços públicos oferecidos à população de Urussanga.

São medidas como cortes de pagamento de gratificações, de horas extras, a adoção de turno único, em alguns setores, e uma redução de pessoal entre 8% e 9%, em todas as secretarias municipais.

Todos os secretários da prefeitura participam e corroboram com as medidas de redução de despesas, por conta de que são ações preventivas e que objetivam a garantia da prestação dos serviços públicos aos cidadãos e cidadãs urussanguenses.

De todas as medidas que precisam ser adotadas, o desligamento de pessoas do quadro funcional é o mais doloroso e indesejável de tudo. Porém, cumpre à Administração Municipal dar prioridade ao atendimento à população e para isso, mesmo medidas desagradáveis, precisam ser colocadas em prática, para que os serviços essenciais à população possam ser preservados.

De outra forma a Administração Municipal afirma que todos os esforços estão sendo feitos para que os serviços se mantenham com o padrão de excelência praticado até hoje, especialmente, nos setores da Saúde, Educação e Assistência Social, que lidam diretamente com as necessidades mais sensíveis da nossa população.

Da mesma forma, cumpre-nos agradecer a dedicação, o empenho e o comprometimento de todos os servidores que estão sendo desligados, neste momento. A todos, indistintamente, nossa eterna gratidão.

Assim como também, agradecemos aos servidores que terão de redobrar seus esforços e seu empenho para manter os serviços públicos, mesmo com a redução de pessoal.

Entendemos e esperamos que esta seja uma situação momentânea e que, em breve, sejam normalizados os repasses, que são de direito do nosso município e que são fundamentais para a manutenção do atendimento à nossa população em todos os setores.

Por isso, queremos informar à população de Urussanga que tudo o que está sendo feito é para garantir os serviços. Estamos confiantes de que essa situação é passageira e que em breve estará normalizada.

Seguimos firmes e convictos de que nossa missão é a de servir à população de Urussanga, com todo o nosso comprometimento e com toda a nossa dedicação. Com a força e a compreensão de todos, Urussanga vai atravessar esse momento difícil que, como é evidente, não foi construído por nenhum de nós, mas que nos cabe enfrentá-lo com responsabilidade, lealdade com nosso povo e com coragem.

ADMINSITRAÇÃO MUNICIPAL

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM