Durante dois meses, a Prefeitura de Criciúma realizou, com o apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), estudos, pesquisas e levantamentos de dados e informações em cada setor da administração pública, com o objetivo de aprimorar e dar mais celeridade nos serviços prestados à população. O documento final, contendo essa análise criteriosa, foi apresentado e entregue nesta quinta-feira (11), no Salão Ouro Negro, a representantes do Governo Municipal.

“Nós queríamos ainda mais eficiência na gestão pública. Tínhamos o anseio de adiantar processos, otimizar sistemas e facilitar a vida de cada cidadão que busca um serviço na prefeitura. Então, decidimos contratar a Unesc, que tem expertise nessa área para analisar e observar o nosso trabalho. Porque queremos ainda mais eficiência em tudo, e acredito que quanto mais buscamos isso, mais nos tornamos excelentes”, declarou o secretário do Comitê Gestor da Prefeitura de Criciúma, Vagner Espíndola Rodrigues.  

O projeto, intitulado Diagnóstico de Processos, analisou todas as diretorias, secretarias e fundações de Criciúma e realizou 81 entrevistas com colaboradores de cada pasta. A ideia é, a partir desse levantamento, iniciar, em breve, um mapeamento de processos e, em seguida, promover uma reforma administrativa e conquistar o selo de qualidade ISO.

“O próximo passo é se aprofundar ainda mais em cada processo e estudar todas as peculiaridades dos setores para garantir um funcionamento ainda mais ágil e eficaz da prefeitura”, explicou o professor da Unesc e um dos coordenadores do projeto, Wagner Blauth.

Unesc

A Universidade foi contratada pela Prefeitura para desenvolver o projeto. “Somos muito gratos em poder apoiar o município na otimização de seus processos. Queremos romper com o retrabalho e proporcionar uma melhor qualidade de vida, um melhor atendimento e local de trabalho para cada cidadão e servidor”, afirmou a professora Gisele Silveira Coelho Lopes, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc e quem representou a instituição na reunião.

Na oportunidade, também estiveram presentes o diretor Aldinei Potelecki e o gerente Edson Silva, da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, de Criciúma, e demais representantes do Governo Municipal e da Unesc.

Colaboração: Richard Vieira / Decom