O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) para o ano de 2025. Em entrevista para a Rádio Marconi, Soratto destacou que o foco principal de sua presidência é em relação à Usina de Asfalto, que está localizada no município de Pedras Grandes. “Desafios importantes pela frente, talvez o maior deles seja abrir a Usina de Asfalto, que a Amurel projeta e já comprou os equipamentos há mais de um ano e não conseguimos colocar em funcionamento”, disse o presidente.
Soratto ainda comentou a intenção de atrair o município de Orleans para a Amurel. “A gente tem um sonho, a gente gostaria também que o município de Orleans fosse da Amurel, porque há uma proximidade maior com a nossa região, fica o acesso também muito interligado. Mas a gente sabe que isso depende de uma discussão enorme e cabe ao prefeito tomar esta decisão, ao prefeito Fernando Cruzetta”, avaliou.
Em relação ao município de Tubarão, o gestor ressaltou que são mais de R$ 775 milhões de dívidas e que a cidade enfrenta a maior crise financeira. “A missão é grande aqui. O município enfrenta a sua maior crise financeira. Nós temos, de dívidas em curto, médio e longo prazo, mais de R$ 775 milhões para pagar. Não tem como pagar em um único mandato, nem em dois mandatos. Então, a gente vai criar políticas públicas, não só de mandato, mas políticas públicas para que a gente, ao longo de dez anos, possa sair dessas dívidas e fazer com que a cidade cresça. Esse é o nosso objetivo. Nesse primeiro ano, além de pagar conta, a gente vai criar bons projetos para ir em busca dos recursos em nível estadual e em nível federal.”
O presidente da Amurel e prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, foi entrevistado pelo Joel Bernardo durante o programa Comando Marconi desta terça-feira, dia 14. Confira na íntegra:
Da Redação