O município de Eldorado do Sul foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Em entrevista ao programa Ponto de Encontro, o prefeito Ernani de Freitas Gonçalves afirmou que, nesta segunda-feira, dia 13, o rio voltou a subir de nível. “Nós já íamos começar, a partir de amanhã, a trazer as pessoas para casa e, infelizmente, vamos ter que segurar todo mundo em abrigo porque nós não vamos ter condições de liberar para a casa e ajudar na reconstrução, na limpeza e no abastecimento das pessoas”, comentou.

Dos mais de 40 mil habitantes, cerca de 25 mil a 30 mil pessoas estão fora de casa, conforme o prefeito. “Considerando que o centro da cidade deve ter umas 35 mil pessoas, 34 mil, as outras 6 mil são pessoas do interior que estão em casa, que não foram afetadas. Então, dessas 34, 35 mil pessoas, a gente tem mais de 30 mil fora de casa”, afirmou Ernani. O prefeito participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre a situação de Eldorado do Sul.  Ouça:

 

Conforme o prefeito, diversos moradores do município foram resgatados e estão em abrigos de outras cidades. “Nós temos aí uns 12, 15 municípios da região aqui que estão recebendo o nosso pessoal. E a partir daí, então, a gente começou a se reestruturar e receber ajuda humanitária, receber o pessoal de segurança”, destacou. Para o prefeito, uma das preocupações é que as empresas voltem a funcionar. Ernani deu o exemplo de uma rede de supermercados do município, com mais de 30 anos de história, que agora precisa recomeçar.