A praça Anita Garibaldi, no Centro Histórico de Urussanga, vai passar por um processo de revitalização a partir desta quinta-feira, dia 24. A iniciativa da prefeitura visa melhorar a segurança e o aspecto visual da praça, promovendo a harmonia entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental. O serviço será realizado pela Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Empresa Força e Luz (EFLUL), com a coordenação técnica da Diretoria do Meio Ambiente (DMA) e apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. O término dos trabalhos está previsto para a sexta-feira, dia 25.
Um inventário técnico identificou árvores envelhecidas que precisam ser removidas, algumas delas com risco de queda iminente ou de eventual interrupção na rede elétrica. A retirada de forma responsável foi aprovada no Conselho Municipal de Política Cultural de Urussanga (Cmpcur). “Todas as intervenções nos espaços públicos são analisadas com muito carinho e cautela, para que o resultado fique de acordo com o que a população deseja: uma cidade mais bonita, segura e acolhedora”, destaca a prefeita Stela Talamini.
Neste primeiro momento será realizada a revitalização do jardim da praça Anita Garibaldi, com ações pontuais de limpeza, manutenção e organização dos canteiros. “Futuramente também será avaliada a implantação de um projeto paisagístico mais amplo, vinculado ao projeto de requalificação da praça. Todas as intervenções seguem critérios técnicos, ambientais, legais e de preservação do patrimônio histórico existente no entorno, garantindo que as ações respeitem a identidade cultural e urbana do local, com total transparência e responsabilidade”, pontua a engenheira ambiental da DMA, Camila Colossi Felippe.
A Praça também receberá melhorias como conserto das calçadas e revitalização dos bancos. Neste período, a rua ficará temporariamente interditada entre a Casa Niclele até a Igreja Matriz (apenas referência), sem estacionamento e nem a passagem de veículos. A prefeitura orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas, entre elas as ruas Alfredo Gazola, Pedro Damiani e César Mariot. “Pedimos a colaboração de todos para garantir a segurança durante os trabalhos. Haverá sinalização no local e orientação aos motoristas”, conta o diretor de Infraestrutura, Henrique Gastaldon. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Comando Marconi com Camila e Henrique. Ouça:
Colaboração: Filipe Casagrande / Assessoria de Imprensa