Pela primeira vez, a Diretoria de Cultura de Urussanga incluiu na programação de aniversário da cidade uma homenagem aos povos indígenas. Na noite dessa quarta-feira, dia 22, foi exibida uma videoaula produzida pelo grupo local Broto Criativo, que contou um pouco da história dos povos que habitavam a região antes da chegada dos imigrantes.

O vídeo, de forma lúdica e educativa, apresenta a pesquisa realizada pelo Broto Criativo sobre os indígenas Laklãnõ-Xokleng, que viviam na cidade antes da chegada dos italianos. A produção aborda seus hábitos, costumes e tradições. “Para nós, do Broto Criativo, a oportunidade de exibir o filme ‘O Povo do Sol’ integrando as comemorações do aniversário da cidade foi muito significativa. Pela primeira vez, o povo Laklãnõ-Xokleng, que é o povo originário aqui de Urussanga, recebeu um merecido destaque na programação cultural”, destaca Vanessa Lopes, pesquisadora e doutora em Comunicação e Semiótica, integrante do Broto Criativo.

Após a exibição do vídeo, foi aberto um espaço para perguntas e respostas, que contou com a participação ativa e o interesse do público presente. Quem quiser assistir ao vídeo pode acessá-lo através da internet.

Assista:

Colaboração: Vanessa Matiola / Assessoria de Imprensa