Um aumento nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Urussanga foi registrado nesta semana após as festas de fim de ano. Conforme a secretária da pasta, Robertina Goulart Nunes, apenas nesta terça-feira, dia 04, foram confirmados 14 casos positivos para a Covid-19. As pessoas que estão procurando os postos de saúde possuem, em sua maioria, sintomas gripais mais leves como tosse, febre e dor de garganta. A secretária de saúde reforça para que as pessoas continuem usando a máscara e tomando os cuidados de higiene necessários.

No dia 30 de dezembro haviam 14 pessoas positivadas para o novo coronavírus. Já nesta terça-feira, dia 04, são 45 pessoas que estão positivadas e que se encontram em tratamento domiciliar. Não há pessoas internadas em clínicas médicas ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A secretária Robertina afirmou em entrevista que a prefeitura irá mudar o local do Centro de Triagem ao Novo Coronavírus. O Centro de Triagem funciona atualmente na UBS do bairro da Estação e, a partir desta semana, será transferido para o bairro Centro, em frente a sede da Secretaria da Agricultura. A prefeitura irá comunicar quando a mudança for finalizada.

Foi reforçado ainda a necessidade das vacinas contra a doença. O município ainda está vacinando as pessoas que ainda não receberam a primeira dose ou as de reforço. O horário de funcionamento das UBSs é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Robertina frisou que as pessoas devem ir se vacinar nos primeiros horários porque ao abrir um frasco da vacina, as doses possuem prazo de validade e devem ser aplicadas rapidamente. Por isso ocorre de às vezes as pessoas irem se vacinar e a equipe não aplicar o imunizante porque não é possível abrir um frasco para aplicar uma só dose e o restante ser descartado.

Confira mais detalhes na entrevista com Robertina para o programa Comando Marconi:

 

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM