Apaixonada por fotografia desde a infância, Carin Morgana viu na área a sua verdadeira profissão quase que por acaso. Anos atrás, uma afilhada de Carin se casou, mas na época, não poderia investir em fotógrafos para registrar os momentos. Foi aí que Carin, junto com uma amiga, decidiu fotografar o casamento por conta própria, além dos ensaios de noivado, para não deixar passar nada em branco. “Começou com uma brincadeira, uma brincadeira que foi ficando séria”, comentou. “Todo mundo começou a dizer que tinha que investir nisso porque as fotos ficaram muito legais”, disse, acrescentando que, a partir daí, em 2019, iniciou suas especializações em fotografia e, desde então, nunca mais parou. “Eu estudei, eu fiz um curso na Unesc e tenho estudado todos os dias, porque não tem como, todo dia a gente aprende alguma coisa nova e estou aí no mercado há seis anos”, contou.
Foi assim que surgiu a Ponto Sem Nó Fotografia. “O nome veio para sair do mais do mesmo, porque todo mundo usa o seu nome normalmente, Fulano de Tal Fotografia”, explicou. “A gente estava em uma reunião de amigas, em uma cafeteria, discutindo sobre o nome, e aí a gente foi falando alguma coisa e falaram assim, durante a conversa, ‘vocês não dão ponto sem nó’, pois é, aí ficou Ponto Sem Nó”, contou Carin. A fotógrafa ainda destacou que o seu nicho são as pessoas, ou seja, procura fotografar o que o cliente precisa: desde ensaios ao ar livre, no estúdio, de gestantes e de bebês até ensaios femininos, masculinos e de casal. Segundo Carin, os ensaios podem durar de 40 minutos até três horas. Além disso, a Ponto Sem Nó também fotografa casamentos no civil e aniversários, em eventos de até 60 pessoas, no máximo. Carin participou de uma entrevista especial no programa Ponto de Encontro e falou sobre o assunto. Confira:
Além da fotografia, a Ponto Sem Nó também presta serviços de personalizados. “Eu trabalhava com uma pessoa e essa pessoa prestava serviços para mim na parte de edição e fotografia. Ela tinha uma empresa de personalizados e estava passando por um momento difícil, e aí eu fiz uma proposta para ela de a gente trabalhar junto, mas acabou que não deu certo”, contou. “A gente acabou se afastando, mas eu fiquei com vários equipamentos que eu tinha comprado para investir nessa área, eu até ia me desfazer, só que aí, por exemplo, a minha filha chegou um dia e disse ‘mãe, por que você não faz umas canecas para o aniversário do Antônio?’. Eu não sabia muita coisa, mas fui indo, foi indo e aí uma cliente pediu uma coisa, outra coisa e estamos aqui fazendo personalizados, camisetas, canetas, cartões, tags, essas coisas assim”, detalhou Carin. “Vou fazer agora no mês de novembro 53 anos e eu não parei de estudar, eu ainda estou todo dia em busca de aprender algo novo para cada dia melhorar o meu trabalho para o meu cliente, porque eu acho que é o mínimo que ele merece”, reforçou.
É possível conhecer mais sobre o trabalho de Carin através dos perfis no Instagram @ponto.sem.no_foto (ensaios femininos, masculinos e de casal) e @pontosemno2 (ensaios de gestantes, de crianças e em geral).




































